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terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

QUATRO CAMPANHAS FEMINISTAS QUE MAIS FIZERAM SUCESSO EM 2014

As redes sociais foram muito usadas em 2014 e com certeza serão mais ainda daqui para frente. É um facilitador. E quatro campanhas feministas chamaram muita atenção em 2014. Confira:



EU NÃO MEREÇO SER ESTUPRADA

O ano foi de muitas mobilizações em defesa das mulheres. O movimento EU NÃO MEREÇO SER ESTUPRADA surgiu após pesquisa do IPEA – corrigida mais tarde – mostrar que 65% dos brasileiros concordariam total ou parcialmente com a ideia de que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser estupradas.
Nossa top model Karollyne Vianna foi a única modelo de Maricá que se engajou na campanha nacional através da PR Produções.

UM BASTA NAS CANTADAS

Na campanha CHEGA DE FIU FIU, do coletivo Olga, ativistas usam óculos com microcâmera e gravam cantadas agressivas nas ruas. Elas também criaram um site para mapear os lugares mais incômodos e perigosos para mulheres no Brasil. O trabalho ainda deve virar um documentário, mas outros grupos ativistas questionam o seguinte: “isso só valerá para o homem de baixo poder aquisitivo ou valerá também para aquele gatão que pare ao lado de uma mulher com um carrão e após uma cantada grosseira a leve para sair?”

LIBERDADE AO CORPO

O coletivo Núbia criou o site PELOS PELOS destinado a combater a ditadura de depilação. Na página, são compartilhados vários ensaio fotográficos que exaltam a beleza de corpos ao natual.
Para os idealizadores do projeto, esse é um dos maiores tabus da beleza feminina no Brasil.

VIRAL FEMINISTA

Um vídeo contra o sexismo publicado na web, causou polêmica ao mostrar meninas com idades entre 6 e 13 anos, vestidas como princesas, dizendo palavrões. A campanha do site FCKH8.com questionava se é mais ofensivo ver uma criança xingando ou o machismo imposto pela sociedade.