ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

sexta-feira, 26 de junho de 2015

JOSÉ FORTUNATO É O NOVO VENERÁVEL DA LOJA ARCHITEKTON 124


Aconteceu na sexta feira 26 de junho a Sessão Magna de Posse da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Architekton 124 localizada em Maricá, no bairro do Flamengo.
A belíssima cerimônia é dividida em duas partes, onde acontecem a posse com rituais secretos e exclusivo aos irmãos maçons e posteriormente a cerimônia aberta aos convidados e familiares (conhecida como cerimônia branca).

O novo Mestre Venerável que presidirá os trabalhos desta loja maçônica por um ano no período 2015/2016, é o irmão JOSÉ FORTUNATO que sucederá o venerável FLÁVIO ALEX OLIVEIRA, que pela passagem recebeu o título de Past Venerável.


Flávio deu posse a José Fortunato em belíssima cerimônia, marcada pela emoção, palavras elogiosas e de reconhecimento pelos trabalhos sólidos e harmônicos que o irmão Flávio e sua esposa Leda realizaram pela loja maçônica.

Na mesma cerimônia, Leda Regina Amaral (esposa do Venerável Flávio) deu posse à nova Presidente do Departamento Feminino da Loja Architekton 124 - Heloísa Fortunato - a esposa do venerável José Fortunato, pelo mesmo período. Leda agradeceu o carinho, afirmando que tudo o que pode fazer foi feito, sempre com muita dedicação (reconhecendo que poderia ter feito mais, mas pela vida atribulada de profissional, esposa e mãe, nem sempre conseguiu conquistar àquilo que desejava).


Um momento de grande emoção foi proporcionado pelo jovem DeMolay (veja quem são os DeMolays no texto abaixo) Felipe Okelly que fez uma belíssima homenagem às mães e mulheres presentes na Cerimônia das Flores, levando muitos a grande emoção.




O orador Luis Antônio falou da magnitude do momento, desejando sorte ao novo Venerável, agradecendo e reconhecendo os trabalhos realizados pelos Past Venerável Flávio convidando todos os presentes para um buffet que foi servido no novo salão de festas da loja maçônica Architekton 124.

Ordem DeMolay

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. É uma organização neo-templária fundada nos Estados Unidos, em 18 de Março de 1919, pelo maçon Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria[carece de fontes], oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria - denominações das células da organização.

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto ao Preceptor da Normandia, Geoffroi de Charney por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

A Ordem Demolay possui cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay, perde seu direito a voto e o de ocupar cargos efetivo e passa a poder acompanhar os trabalhos do Capítulo através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, a Ordem é distribuída em mais de setecentos e noventa capítulos, sendo que os milhares de DeMolays regulares de todos os Estados da federação se reúnem freqüentemente.


No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em vários países como Argentina, Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, França, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.


No dia 8 de abril de 2008, o Estado de São Paulo estabeleceu o Dia do DeMolay, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março. Em  19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo paulista, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques de Molay, herói e mártir que inspirou o nome da Ordem.