ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

CARBOIDRATO APÓS AS 18H ENGORDA?

PROFESSORA JHESSYKA LIMA TIRA SUAS DÚVIDAS

O excesso de carboidrato não é legal em nenhuma refeição, mas o consumo do carboidrato no período noturno para quem treina logo ao acordar, por exemplo, é importante sim para não acordar com os estoques de glicogênio totalmente depletados! O carboidrato é armazenado na forma de glicogênio hepático e muscular e, ao treinar logo após acordar, pode não haver ''tempo hábil'' de armazenar  o carboidrato do desjejum.

Treinar sem glicogênio muscular favorece o aparecimento de lesões! Fora isso, pode ocorrer fadiga muscular e dificuldades em manter seu ritmo na atividade, já que não vai haver energia disponível, além de acelerar o processo de oxidação da proteína muscular e diminuir a sua quantidade de massa muscular!
Mas ATENÇÃO, o excesso de carboidrato (quando a reserva de glicogênio esta completa) será convertido em gordura. Então o consumo ou não do carboidrato a noite vai depender do treino, horas de sono, horário que vai dormir, objetivo ...