ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

DÉBORA TAÍS, MISS RIO DE JANEIRO PLUS WEB FAZ GRANDE TRABALHO SOCIAL

Inclusão social muda a história de moradora de rua em Meriti

Debora Taís (de calça rosa) é Assistente Social

O que parecia um sonho distante, agora é uma realidade palpável para Raquel Barcelos Lopes, 21, ex-moradora de rua e grávida de quatro meses. Um encontro da jovem com a agente social, Zuleia Martins ou, a tia Léa, mudou a vida da jovem. Sorridente e feliz com a maternidade, ela garante que um novo futuro começa a ser desenhado em sua vida.
Raquel Barcelos Lopes, 21, ex-moradora de rua e grávida de quatro meses.
(Assimp Meriti/ Gláucio Burle)
Após ser encaminhada ao Programa Consultório na Rua, Raquel que morou em praças e abrigos pouco salubres, onde conheceu o pai de seu filho, hoje, vive com a família do marido. “Quem me achou foi à tia Léa (Zuleia). Todas as pessoas aqui são maravilhosas. Eu estava na rua e não sabia o que fazer. Se não tivesse sido acolhida por elas, meu filho ia nascer e viver na rua”, lembra. A jovem, agora, não tem dúvidas de que anjos existem.
Zuleia Martins (a última a direita) ou, a tia Léa, mudou a vida da jovem. (Assimp Meriti/ Gláucio Burle)
Esforço das secretarias

Um esforço da equipe que uniu as Secretaria de Saúde, de Promoção Social e de Trabalho, Ciência e Tecnologia, através da Prefeitura de São João de Meriti, pôde ajudar o casal. A união encontrou mecanismos capazes de não tirá-la apenas da rua, mas, também o de proporcionar-lhe um futuro. Porém, isso só foi possível porque Raquel desejou outra vida e, quer mantê-la. “Não adianta apenas querer, é preciso sustentar o desejo”, lembra a psicóloga Bianca Novaretti.

Essas ações não são uma obrigatoriedade do programa, mas, quando a equipe percebe que pode fazer de fato a inclusão social, devolver a dignidade e recuperar a cidadania de uma pessoa em situação vulnerável, todos tentam ajudar. “Nosso ponto principal é a saúde, mas em um esforço conjunto conseguimos reunir outras secretarias”, lembra Débora Taís, assistente social.

Raquel, agora, tem o acompanhamento pré-natal e está conseguindo tirar a documentação que nunca teve como Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF e até Carteira de Trabalho. Tanto para a jovem como para o marido. E através do CAT (Central de Atendimento ao Trabalhador),conseguir um emprego para os dois.
Angélica Oliveira, Superintendente da Secretaria de Saúde e a
equipe do Programa Consultório na Rua. (Assimp Meriti/ Gláucio Burle)

MISS CIDADE DO RIO DE JANEIRO PLUS SIZE WEB 2015

Débora Taís conquistou nos primeiro minutos do domingo 21 de junho o título de MISS CIDADE DO RIO DE JANEIRO PLUS SIZE WEB 2015.
A primeira etapa do Miss Cidade do Rio de Janeiro foi através de votação pela internet e Débora foi a grande vencedora, com quase 1000 votos na frente da segunda colocada, BRUNA BREDERODE.