ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

MAIS UM ATAQUE PRECONCEITUOSO ÀS MODELOS PLUS SIZE


Uma suposta jovem (seu perfil parece de fake, de alguém covarde que não quer colocar a cara para bater de verdade) de Ribeirão Preto em São Paulo, terra da nossa querida NAHLA CAMILA que realiza magnífico trabalho nessa cidade e no interior de São Paulo com modelos plus size (a partir do manequim 44) fez comentários que para muitos foram eerados e preconceituosos.
Como jornalista, aprendi a respeitar comentários (mesmo que não me soem corretos e que não concordem com meus pensamentos), afinal, nós jornalistas relatamos fatos e por vezes, fazemos da notícia nosso comentário, onde obviamente, nem todos concordam e AINDA BEM QUE ISSO ACONTECE, pois, como dizia NELSON RODRIGUES, "TODA UNANIMIDADE É BURRA!" e aí, a notícia vira informação e vice-versa.
Abaixo transcrevo o comentário desta suposta jovem - THAIS NEVES, que segundo alguns relatos é uma cuidadora de animais para melhor analisar os tópicos nele contidos:

Jura que vão continuar com essa palhaçada de Miss Plus Size? Não há nada de MISS em ser PLUS, alias, com todo respeito, o termo correto é OBESA. E da mesma forma que a anorexia não deve ser tratada como referência de beleza, a obesidade também não. Pelo amor de Deus, parem de usar esses termos lixos como gordelícia e/ou plus size como pretexto para negligenciarem a saúde de vocês com alimentação errada e sedentarismo. Ninguém precisa ter corpo de capa de revista mas sair por aí vendendo uma doença séria como a obesidade - cujos danos a longo prazo podem levar a morte - alicerçada na negligência e na preguiça, como beleza, ja é demais!!!!! Esses concursos plus deveriam ser proibidos! 

Então vamos por partes, por partes mesmo, onde ela começa seus comentários e ATAQUES questionando:
Jura que vão continuar com essa palhaçada de Miss Plus Size? 
Por que palhaçada, se faz tão bem a tantas e a tantos, elevando a auto estima e valorização essas mulheres que normalmente são excluídas e não se sentem valorizadas?

Não há nada de MISS em ser PLUS, alias, com todo respeito, o termo correto é OBESA.
Embora descorde do inicio da frase, até dou razão ao término dela. O termo PLUS SIZE aqui no Brasil é mal empregado. PLUS SIZE ao pé da letra significa TAMANHO GRANDE, ou seja, mulheres fora do padrão convencional de moda, e isso pode ser considerado até mesmo com mulheres bem altas com manequim a partir do 44, que aos olhos de críticos seriam mulheres fit e não gordinhas.
O maior concurso do mundo, o MISS UNIVERSE ROUNDE da França, usa a terminologia correta que também ao pé da letras significa MISS UNIVERSO REDONDA, ou seja, gordinhas. Aí sim a terminologia fica correta.
Aproveitando, explicamos também que o termo MISS realmente, ao pé da letra, só poderia ser utilizado as jovens SOLTEIRAS (Miss significa SENHORITA). Tanto que os mais tradicionais e (na minha opinião RETRÓGRADOS pois o mundo mudou muito em relação ao século passado quando essas regras destes concursos foram criadas) conceituados concursos como o UNIVERSO, MUNDO e TURISMO INTERNACIONAL só aceitam mulheres solteiras e sem filhos e que jamais tenham casado.
Mas GRAÇAS A DEUS, esse termo MISS, no Brasil se generalizou como formato de BELEZA, SIMPATIA e REPRESENTANTE DE UMA CATEGORIA ESPECÍFICA QUE SE QUER VALORIZAR E RESPEITAR. Continuando ...

E da mesma forma que a anorexia não deve ser tratada como referência de beleza, a obesidade também não.
Concordo. Porém, a ANOREXIA é realmente uma doença, já a obesidade é uma condição que pode sim virar uma terrível doença, inclusive com a conhecida OBESIDADE MÓRBIDA hoje inclusive já tratada pelo SUS.
Segundo dados do IBGE, 52% da população brasileira hoje é obesa e esse número tende a aumentar. Serão então todos DOENTES?

Pelo amor de Deus, parem de usar esses termos lixos como gordelícia e/ou plus size como pretexto para negligenciarem a saúde de vocês com alimentação errada e sedentarismo.
Ai a "jovem" começa os comentários infelizes. Por que termos lixos de GORDELÍCIA? Acredito que aqueles que fazem concursos SÉRIOS para as nossas meninas MAIS CHEIAS DE CHARME (nossas querida e lindas gordinhas), não fazem apologia a gordura e valorizam sim a condição momentânea, mas sempre ressaltando que todas cuidam de sua saúde e praticam esportes, cuidando também de sua alimentação e muitas (pelo menos no nosso caso - PR Produções) estão deixando de ser obesas.

Ninguém precisa ter corpo de capa de revista mas sair por aí vendendo uma doença séria como a obesidade - cujos danos a longo prazo podem levar a morte - alicerçada na negligência e na preguiça, como beleza, já é demais!!!!!
Concordo! Apenas faço a ressalva de que DOENÇA SÉRIA seria apenas no caso da OBESIDADE MÓRBIDA relatada acima.

Esses concursos plus deveriam ser proibidos! 
Descordo totalmente. Esses concursos e eventos plus PRECISAM SER CADA VEZ MAIS ESTIMULADOS, justamente para que valorizadas e com auto-estima elevado, passem a se amar mais e com isso, passem a se cuidar, melhorando a qualidade de vida e até mesmo, saindo do mundo Plus.

CONCLUSÃO

O que temos que evitar, são comentários PRECONCEITUOSOS e que gerem conflitos. Comentários que levem a discussão sadia e reflexões sobre o tema são perfeitas, para que novos pensamentos e ideias construtivas possam ser somadas.
DENEGRIR JAMAIS!