ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

terça-feira, 16 de junho de 2015

ONDE TUDO COMEÇOU CHEGA À MARICÁ

EXPOSIÇÃO ONDE TUDO COMEÇOU
Da Pré-História à História
Evento de Educação Patrimonial e Ambiental


Exposição que conta a história das civilizaçãoes que existiram no Brasil, da pré-história a história chega à Maricá.
Nos dias 16, 17 e 18, das 9 às 17 horas, no Espaço Cultural Vovó Bellina em São José do Imbassai (atrás do Posto Shell no km 22 da RJ 106) e com entrada FRANCA, crianças e adultos passarão momentos de descoberta e diversão.
A finalidade deste projeto é mostrar o desenvolvimento sustentável, através do homem pré-histórico e indígena do território brasileiro, mostrando a troca afetuosa que eles tinham e tem com o ambiente, que usavam e usam sem esgotar os recursos.  
Os participantes irão trabalhar com a pintura rupestre, identificarão os animais, vegetais, astros e utensílios pintados e conhecer um pouco sobre eles. 
Nas escavações pré-históricas e históricas entenderão como eram confeccionados os artefatos e conhecer ossos da fauna da época, também identificar ossos da fauna histórica que compete com ambiente da nossa fauna. No final das atividades todos atravessam a gruta inflável com pinturas rupestres nas paredes, para visualizar essas pinturas na forma original. Palestra e minicursos de Educação Patrimonial e Ambiental acontecem no evento.
O Projeto Cultural “Onde Tudo Começou” - OTC, é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), patrocinado pelo Banco Itaú e em parceria institucional com o Museu Nacional, UFRJ. É resultado de 25 anos de divulgação científica e popularização da ciência, de Projetos de Extensão e Científicos do Departamento de Antropologia, Setor de Arqueologia do Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro. A equipe do OTC é constituída por educadores e pesquisadores nas áreasde: Arqueologia, Biologia, Ecologia, História, Geografia, Letras e Designer. 

O Projeto Cultural Onde Tudo Começou é formado por Exposições e Oficinas itinerantes de Educação Patrimonial e Ambiental contendo pinturas rupestres, evolução dos artefatos, escavação, jogos e reflexão da Pré-História a História, onde são estudadas a Arqueologia, Biologia, Ecologia, História e Geografia, com atenção especial a Educação Patrimonial e Ambiental. E constituído por:
Exposição: Reprodução da Arte Rupestre, réplicas de peças manufaturadas pelo Homem Pré-Histórico, réplicas de artefatos históricos, e informações disposta em banners sobre a construção do nosso passado. 
Oficinas: pintura rupestre (cópia e identificação), simulação de escavação arqueológica (escava e identifica artefatos pré-históricos e históricos) e jogo histórico. 
Tem como objetivo demonstrar que o Homem Pré-Histórico foi o primeiro artista plástico e artesão, pois deixou grafismos (pintura gravura rupestre) nas paredes das cavernas o seu cotidiano e confeccionou os seus artefatos com a matéria prima do seu meio ambiente. Mostra as diferenças dos artefatos das épocas pré-histórica e histórica e nos faz refletir sobre a preservação do Patrimônio Arqueológico e Ambiental.
Demonstra que o Homem Pré-Histórico e o indígena foram os primeiros artistas e artesãos, pois deixaram pintado o seu cotidiano e confeccionaram seus artefatos com a matéria prima do ambiente. O projeto ainda explica as atitudes sustentáveis deles para com o mesmo, através de troca afetuosa com a natureza, pois a utilizaram e ainda utilizam sem esgotar os recursos naturais.
Demonstra também as diferenças dos artefatos e da fauna das épocas pré-histórica e histórica, reforçando a competitividade da fauna histórica, divulga e democratiza o acesso ao Patrimônio Arqueológico, Histórico e Ambiental através de atividades lúdicas e das exposições itinerantes, demonstrando a importância da preservação da herança ancestral deixada pelos primeiros habitantes do nosso território.
Forma multiplicadores na preservação do Patrimônio Cultural e Natural e forma difusores do tema Arqueologia e Meio Ambiente, conscientes e capacitados a interpretar os vestígios do passado e com ele travar um saudável diálogo com o presente.

A exposição que percorre várias cidades brasileiras e que acabou de sair de Vitória, chega a Maricá e ficará até quinta dia 18.
ENTRADA FRANCA.

Coordenação Geral – Martha Locks (Bióloga, Arqueóloga e Professora) – Bióloga na UFRJ- Maricá
Coordenadores 
– Lázaro Gabriel Alves (Geógrafo e Professor) – MEI Cultural - Rio de Janeiro.
- Moacir Elias Santos (Arqueólogo, Historiador e Professor) – Diretor do Museu Arqueológico de Ponta Grossa, Paraná.
- Andreia Alves Soares (Bióloga e Professora) – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e Agenda 21.
Equipe de apoio – estagiários do Museu Nacional UFRJ (alunos da UFRJ, UFF e ensino médio do Colégio Pedro II) que são bolsistas do projeto OTC e FAPERJ, e monitores/mediadores locais universitários e do ensino médio (bolsistas do projeto OTC).