ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

TROMBOFILIA, A DOENÇA SILENCIOSA QUE MATOU A NOIVA NA PORTA DA IGREJA


O Brasil ficou chocado com o caso da noiva que faleceu na porta da igreja de eclâmpsia.
A Trombofilia se manifesta com abortos de repetição, óbito fetal, restrição de crescimento fetal, doença hipertensiva, síndrome de help, pré-eclâmpsia, eclâmpsia e morte.
A jovem Jessica já tinha dado alguns sinais da doença: já tinha parado no pronto socorro na madrugada do casamento com dores abdominais, o que é facilmente confundido com dores no estômago, mas que é um dos possíveis sinais de pré-eclampsia, a sua bebê já estava com restrição de crescimento, o que significa que sua placenta estava com disfunções da sua coagulação sanguínea. Infelizmente poucos médicos investigam sobre. Se você está grávida ou planejando uma gravidez peça ao seu médico exames de trombofilia, a maioria deles os planos de saúde não cobrem, mas vale a pena fazê-los. 
A trombofilia tem tratamento. Infelizmente para a Jessica o diagnóstico chegou tarde demais.

O que é trombofilia e quais os seus sintomas?


Trombofilia é uma predisposição para desenvolver trombose, causada por defeitos na coagulação do sangue que favorecem a formação de coágulos (trombos).

A trombofilia pode ser hereditária ou adquirida. A trombofilia hereditária tem causas genéticas, enquanto que a adquirida é uma consequência de outras condições clínicas como:

Doenças (câncer, síndrome anticorpo antifosfolípide);
Imobilização prolongada;
Uso de medicamentos (terapia de reposição hormonal, anticoncepcional oral, heparina);
Gravidez;
Puerpério (período de 45 dias após o parto);
Obesidade.

Quais os sintomas da trombofilia?

A principal apresentação da trombofilia é através da trombose venosa profunda, que ocorre principalmente nos membros inferiores e provoca os seguintes sinais e sintomas:

Inchaço, geralmente em apenas uma perna;
Dor na perna ao caminhar, ficar em pé ou em repouso;
Aumento da temperatura no local;
Dilatação das veias superficiais;
Pele azulada ou pálida na área que está inchada e dolorida;
Dor e endurecimento no trajeto da veia suspeita de ter o coágulo.

Quais as complicações da trombofilia?

A trombofilia pode provocar:

Trombose venosa profunda e superficial;
Acidente vascular cerebral;
Embolia pulmonar, que pode ser fatal;
Complicações na gravidez (retardo do crescimento fetal, abortamento, perda do bebê, início precoce de pré-eclâmpsia - aumento da pressão arterial com complicações na gestação, descolamento prematuro da placenta).

Qual é o tratamento para trombofilia?

O tratamento da trombofilia é feito com medicamentos anticoagulantes, que "afinam o sangue", de maneira a evitar a coagulação sanguínea e, consequentemente, prevenir a formação de trombos.

Os medicamentos mais utilizados são a heparina (via intravenosa), heparina de baixo peso molecular (injeções abaixo da pele) e warfarina (via oral).

No caso da trombofilia adquirida, o tratamento deve ser individualizado, e incidir sobre a causa do problema.

Durante o tratamento são realizados exames de sangue seriados para avaliar se os anticoagulantes estão atingindo o efeito desejado.

O diagnóstico e o tratamento da trombofilia são da responsabilidade do médico clinico geral, médico da família, angiologista ou hematologista.