ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Amamentar previne o câncer de mama! Modelo e Musa Mara Mattos participa de campanha contra o câncer de mama


Entre as vantagens do aleitamento materno para as mulheres está a diminuição do risco de câncer de mama. Estudos apontam que, a cada 12 meses de aleitamento, as chances de aparecimento de um tumor mamário diminuem em 4,3%. O motivo é que, durante o período da amamentação, o nível de estrogênio no organismo da mulher não aumenta.


Além deste, também há relação entre a amamentação e a prevenção de outros tipos de câncer, como o de ovário, que poderia ser reduzido em 30% se as mulheres amamentassem por mais tempo. Para cada mês de amamentação, estima-se uma redução de 2% de chances de ter a doença.


Há ainda uma menor propensão ao câncer de endométrio. As mulheres que amamentam têm risco 11% menor de desenvolver a doença, se comparadas às que nunca amamentaram. Ou seja, quanto maior a duração da amamentação, menor é a possibilidade de câncer de endométrio e ovário.


MUSA MARA MATTOS PARTICIPA DA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

O nome dela é Mara Mattos (26). Natural de Cruzeiro do Sul, no Acre, veio começar sua carreira de modelo e atriz aqui no Rio de Janeiro, passando por Goiânia e Curitiba.


Participou de clipes, filmes de curta metragem e novelas. Desfilou, fez ensaios fotográficos e ficou em segundo lugar do Musa da Barra 2017 do Clube da Moda, quando conheceu o produtor Pery Salgado. E ai começaram suas conquistas. 


Conquistou os títulos de Musa de Petrópolis 2018 e Musa de Teresópolis 2018. Em 2019, antes de retornar para o Acre, conquistou os títulos de Musa de Saquarema, Musa da Baixada Fluminense, Musa de Niterói e Musa de Teresópolis. Foi impressionante, pois por onde chegava, conquistava um título.

Ao retornar para o Acre em maio, descobriu que estava grávida, já no quarto mês e sua vida mudou, se preparando para a chegada do seu primeiro filho.

Em 14 de agosto, nascia João Gabriel, com 3,185 kg e 52 cm (um baita acreano), lindo e cheio de saúde como a mãe.

Agora, feliz e orgulhosa com o filhão, diz que João Gabriel é muito fominha e hora quer peito. E, abençoada por Deus, Mara tem muito leite para dar vida para seu filhão.

Mara, que ainda não fez mamografia, sempre fez o exame de toque mamário e a cada seis meses frequenta sua ginecologista: "Graças a Deus está tudo em dia, mas temos que nos cuidar, é uma doença terrível e ao menor sinal de anomalia, temos que correr para o ginecologista", concluiu Mara.