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domingo, 13 de outubro de 2019

OUTUBRO ROSA: MISS MARICÁ ROCK PARTICIPA DA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).


Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).


A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.


A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.


NO BRASIL

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.


Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

PR PRODUÇÕES


Em 2014, a PR Produções realizou através do Informativo CulturarTEEN, a primeira exposição fotografica com modelos de todas as idades, credos e profissões para comemorar o Outubro Rosa, cm o tema Prevenção do Câncer de Mama. Po´rem, na exposição de 2016, o produtor e jornalista Pery Salgado, ouviu de várias mulheres que foram ver a exposição fotográfica, que elas "sempre esperavam o mês de outubro para se cuidar". Como assim? Se cuidar só em Outubro? Esperar o ano inteiro para fazer exames só em Outubro.


Não, alguma coisa estava errada e já na exposição de 2017, além das fotos das modelos, muita literatura explicando como cuidar, os exames e auto-exames, o perigo do câncer em adolescentes, negras e nos homens (que também podem ter a terrível doença), e o tema mudou, apesar de acontecer em Outubro: CÂNCER DE MAMA - PREVENÇÃO DE JANEIRO A JANEIRO.


A partir de 2018, a exposição fotografica e matérias com depoimentos das modelos participantes começaram a acontecer sempre nos primeiros dias de outubro, percorrendo vários locais de Maricá e municípios vizinhos e indo até o mês de setembro do ano seguinte.


E em 2019, não será diferente. Já lançamos a campanha aqui na versão on line em 02 de outubro, e na versão impressa do CulturarTEEN em 08 de outubro.


Aqui, a apresentação da terceira modelo, Joselma da Costa e Silva - Jô Rock, primeira Miss Maricá Rock (PR Produções) com fotos de Pery Salgado.


COMO JÔ ROCK, MISS MARICÁ ROCK 2019 SE CUIDA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA


Joselma da Costa e Silva - Jô Rock (21), batizada pelo produtor Pery Salgado e oficializada por Osias Silveira em 30 de agosto de 2019 ao receber uma banda de roqueira do grupo Insanos, foi coroada a primeira Miss Rock do Brasil.


Sempre inovando, a PR PRODUÇÕES fez a entrega do título de primeira Miss Rock Maricá, à jovem Joselma da Costa e Silva (Jô Rock). Monica Brione, fez a entrega da faixa (totalmente estilizada) e Osias Silveira (amigo de Raul Seixas), o maior nome do Rock em Maricá, segundo o produtor Pery Salgado, fez a coroação de Jô Rock (21), entregando-lhe uma bandana de roqueira pop star e colocando a coroa feita especialmente pelo artista plástico Raphael Cavalcanti para a ocasião.


Já realizou cinco ensaios fotográficos, pelas lentes de Pery Salgado (padrinho e produtor), rm diversos ponto de Maricá e abraçou a causa da prevenção do câncer de mama.



Ela, que ama tatuagenes e piercings, tem cuidado especial nestes últimos, com assepsia diária, limpeza e outros cuidados. Ela deixa seu recado parea nossas leitoras: 
"Cuidar da sua saúde é ser poderosa. Conscientizar suas colegas é ser poderosa. Lutar contra o câncer é ser poderosa. Apoie o Outubro Rosa. Seja uma mulher poderosa.


Não espere a doença chegar para valorizar sua vida. Não deixe o câncer acabar com sua vida. Previna-se, Independente da sua idade, cuide-se.


Prevenir é um ato de amor com você, com seu corpo e com todos que te amam. Eu apoio o Outubro Rosa, mas sempre fazendo a prevenção de janeiro a janeiro.


Faço exames de toques diários quando tomo meu banho, até por que tenho seios enormes para o meu biotipo e uso piercings, onde tomo um cuidado muito grande com a assepcia dos meus mamilos. Nunca fiz mamografia, pois tenho apenas 21 anos, mas vou ao ginecologista duas vezes ao ano.


É uma alegria estar participando desta linda campanha e desta exposição fotográfica. Mais uma vez obrigado ao meu produtor e padrinho Pery Salgado por mais esta oportunidade"


Piercings no mamilo aumentam risco de infecções

Abscessos podem se desenvolver de um mês a sete anos após perfuração.

Pesquisa associa adereço a uma alta de até 20 vezes nos casos em 6 anos




Piercings no mamilo podem ser chamativos, mas as mulheres que os possuem estão sob riscos muito maiores de desenvolver abscessos dolorosos e recorrentes nas mamas, segundo um novo estudo.




Os abscessos – infecções com acúmulo de pus, cercadas por tecido inchado e inflamado sob a aréola, a pequena área circular que envolve o mamilo – podem se desenvolver de um mês a sete anos após o mamilo ser perfurado. Eles são muitas vezes recorrentes, difíceis de tratar e podem exigir cirurgia.


Embora casos individuais tenham sido relatados, o novo estudo, publicado no “The Journal of the American College of Surgeons”, é o primeiro a documentar o risco associado aos piercings de mamilo, explica o principal autor, Vinod Gollapalli, cirurgião da Universidade de Iowa.


O estudo foi relativamente pequeno, comparando um grupo de controle a 68 pacientes da universidade, que tinham abscessos nas mamas não causados por fatores óbvios de risco – como câncer de mama e radiação.


O piercing nos mamilos foi associado a um aumento de 10 a 20 vezes em abscessos sub-areolares ao longo de quase seis anos, de janeiro de 2004 a novembro de 2009. Outro fator de risco foi o cigarro, com um aumento de seis a oito vezes.


Para mulheres que estão cogitando fazer um piercing no mamilo o recado é que “esse não é um procedimento totalmente benigno”, diz Gollapalli. Mesmo quando o piercing é aplicado adequadamente, a presença de um material estranho no corpo pode ser um ponto focal para infecções.


Confira todas as fotos de Jô Rock para a campanha, acessando:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.713470872455773&type=3