ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

OUTUBRO ROSA: ROBERTA AVELLAR PARTICIPA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA


O
movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

NO BRASIL

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

PR PRODUÇÕES


Em 2014, a PR Produções realizou através do Informativo CulturarTEEN, a primeira exposição fotografica com modelos de todas as idades, credos e profissões para comemorar o Outubro Rosa, cm o tema Prevenção do Câncer de Mama. Po´rem, na exposição de 2016, o produtor e jornalista Pery Salgado, ouviu de várias mulheres que foram ver a exposição fotográfica, que elas "sempre esperavam o mês de outubro para se cuidar". Como assim? Se cuidar só em Outubro? Esperar o ano inteiro para fazer exames só em Outubro.

Não, alguma coisa estava errada e já na exposição de 2017, além das fotos das modelos, muita literatura explicando como cuidar, os exames e auto-exames, o perigo do câncer em adolescentes, negras e nos homens (que também podem ter a terrível doença), e o tema mudou, apesar de acontecer em Outubro: CÂNCER DE MAMA - PREVENÇÃO DE JANEIRO A JANEIRO.

A partir de 2018, a exposição fotografica e matérias com depoimentos das modelos participantes começaram a acontecer sempre nos primeiros dias de outubro, percorrendo vários locais de Maricá e municípios vizinhos e indo até o mês de setembro do ano seguinte.

E em 2019, não será diferente. Já lançamos a campanha aqui na versão on line em 02 de outubro (  ), e na versão impressa do CulturarTEEN em 08 de outubro.

Aqui, a apresentação da primeira modelo, a massoterapeuta Roberta Avellar, com fotos de Pery Salgado.

COMO ROBERTA AVELLAR SE CUIDA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Outubro é o mês de conscientização de uma das doenças mais perigosas para as mulheres: o câncer de mama. Silenciosa e muitas vezes fatal, essa doença tem grandes chances de cura caso seja diagnosticada logo no início.
A abordagem do câncer de mama deve ser focada em dois aspectos. O primeiro, que chamamos de prevenção primária, significa evitar que a doença apareça. Atualmente ainda temos muita dificuldade de determinar com exatidão quais fatores são causadores do câncer de mama. Nós conseguimos identificar situações que aumentam o risco, mas não as causadoras diretas do câncer de mama.

Os fatores de risco estão muito relacionados ao estilo de vida, ou seja, sedentarismo, consumo de álcool, obesidade, ingestão alimentar inadequada. Sabemos que a abordagem desses aspectos vai melhorar não só a questão do câncer de mama, como outros aspectos cardiovasculares, pulmonares, etc. Isso não é remédio, não é medicação, mas podemos fazer. Provavelmente, dá mais trabalho, porque vai ter que mudar estilo de vida, no entanto, os benefícios a médio e longo prazos são muito grandes.

Se conseguirmos a conscientização com a mudança do estilo de vida, mudança da dieta, prática de atividade física, eliminação dos vícios, conseguimos evitar, não só evitar o câncer de mama, mas inúmeras outras doenças.