ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sábado, 22 de janeiro de 2011

OPERAÇÃO VERÃO

Defesa Civil lança Operação Verão

Com o aumento do calor nesta estação do ano, aumenta também a freqüência nas praias e o risco para os banhistas. Para prevenir situações de risco nas praias, a Defesa Civil de Maricá estará de plantão, a partir de fevereiro, nos principais pontos da orla marítima, com guarda-vidas uniformizados, barcos, bandeiras de sinalização e barracas. Turistas e moradores serão orientados sobre correntezas, valas e outros perigos do banho de mar. É a chamada Operação Verão.

Os pontos da orla onde estão os guarda-vidas da Defesa Civil vão da Rua 65 (Itaipuaçu) à Infraero (Aeronáutica) na Restinga (sexta-feira, sábado e domingo); Ruas 0, 13, 40, 90 e 107 (Barra de Maricá); Lagoa do Boqueirão; Lagoa da Barra (Toca do Vovô); Praia do Canto, Vilar da Praia e Curva do S (Ponta Negra). “Nos pontos onde a Defesa Civil está operando, temos o orgulho de dizer que não houve óbitos, até agora. Nosso pessoal é muito consciente de suas responsabilidades”, declara Emerson Jefferson Serafim, subsecretário da Defesa Civil de Maricá.

Pulseiras coloridas

No Carnaval, serão distribuídas pulseirinhas coloridas de borracha às crianças que freqüentam os banhos de mar, com suas famílias. Nas pulseiras são fixados adesivos com nome e telefone dos pais, para que, se a criança se perder, o responsável possa ser encontrado com rapidez.

“Em 2009, várias crianças se perderam de seus pais, em pontos movimentados da praia, e houve uma certa dificuldade e demora, em encontrá-los. A partir de 2010, implantamos o sistema das pulseiras. Os pais e responsáveis foram

encontrados rapidamente, e pretendemos permanecer com esse trabalho, que vem dando muito certo e tem tido uma grande procura”, continua Emerson Jefferson.