ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

RUI RICARDO - QUER FALAR BEM ?

Comunicador lança livro na Casa da Cultura

O radialista, jornalista e professor de Comunicação, Rui Ricardo (na foto acima sentado, ao lado do grande humorista e músico MANHOSO), lançou na última sexta-feira (14/01), às 18h30min, na Casa da Cultura de Maricá, o livro “Quer falar bem?”. Compareceram ao lançamento em Maricá, amigos antigos e novos do autor, que foram prestigiar o evento. Rui Ricardo realizou também um work-shop para divulgar seu trabalho, no Espaço Office, Centro, no dia 17 de janeiro, das 17h às 22h.


Da obra
O livro, com 140 páginas, aborda de forma acessível e dinâmica, diversos temas e aspectos da comunicação, parte integrante da cultura e item essencial da sociedade contemporânea. Faz um pequeno histórico da comunicação social desde a Antiguidade, do seu desenvolvimento através das descobertas sociais e tecnológicas e aponta meios e veículos mais utilizados da era digital.

Técnicas posturais e orais como articulação correta de palavras, dicção clara e direcionada, recitação, declamação, objetividade e qualidade de linguagem, fazem parte da boa oratória, um dos ítens principais do livro, que vem acompanhado de um CD, com sete faixas gravadas por fonoaudióloga. “Pesquisa de jornais internacionais chegaram à conclusão que as pessoas não têm medo de falar, mas de errar em público”, diz Rui.

Do autor
Rui Ricardo morou em Maricá nas décadas de 70 e 80, tendo criado a Somali Produções, uma empresa que apoiava talentos da cultura local, através de uma rádio-difusora que atuou por cerca de seis anos no município. O secretário municipal de Cultura, Emmanuel Melo, disse que um lançamento de livro, é um evento cultural tão importante quanto outra forma de arte. “Rui é um amigo querido e que se destacou no radialismo e outros meios de comunicação por onde passou. Maricá sente-se honrada com esse evento”, disse.

Texto: Fernando Uchôa Fotos: Clarildo Menezes