Aceleração escolar estimula sonhos em Maricá
Há dois anos, Luciane dos Santos, hoje com 34 anos, desistiu de estudar. Ela passava por uma depressão e com isso não passou do ensino médio. Este ano, quando soube que o Viva Rio Socioambiental estava oferecendo um curso gratuito de aceleração escolar para o ensino médio não pensou duas vezes e já retomou os estudos. “Meu sonho é fazer faculdade de estética ou de fisioterapia”, diz ela com animação, empolgada com o nível das aulas. “A gente fica achando que as coisas gratuitas não funcionam bem, mas me surpreendi com a qualidade do ensino”, completou.
As aulas vão de segunda a sexta feira – haverá complementos aos sábados -, das 18h às 22 e os 45 inscritos aprendem em 11 meses o correspondente aos três anos do segundo segmento do ensino fundamental. Isto graças ao método Telecurso 2000, que adota as dinâmicas técnicas de ensino de Paulo Freire, introduzindo imagens – vídeoaulas - que remetem à vida cotidiana dos alunos e facilitam a apreensão.
O primeiro módulo é composto por aulas de português, de história e filosofia. O segundo, reúne sociologia, biologia, geografia e inglês. Cada cadeira tem um professor, cujo papel é justamente fazer a ligação entre as aulas e a realidade dos alunos. Por exemplo, quando eles aprendem sobre os corpos hídricos, como os rios, eles têm aulas fora da escola, nos próprios rios, para melhor compreenderem o que aprenderam.
Maiores informações na sede do Viva Rio em Maricá, n Rua Barão de Inoã, Lote 6 – Quadra A – Parque El Dourado, ou no telefone 2637-2826.