ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

quinta-feira, 13 de março de 2014

VIVA RIO MARICÁ OFERECE ACELERAÇÃO ESCOLAR

Aceleração escolar estimula sonhos em Maricá

Há dois anos, Luciane dos Santos, hoje com 34 anos, desistiu de estudar. Ela passava por uma depressão e com isso não passou do ensino médio. Este ano, quando soube que o Viva Rio Socioambiental estava oferecendo um curso gratuito de aceleração escolar para o ensino médio não pensou duas vezes e já retomou os estudos. “Meu sonho é fazer faculdade de estética ou de fisioterapia”, diz ela com animação, empolgada com o nível das aulas. “A gente fica achando que as coisas gratuitas não funcionam bem, mas me surpreendi com a qualidade do ensino”, completou.
           As aulas vão de segunda a sexta feira – haverá complementos aos sábados -, das 18h às 22 e os 45 inscritos aprendem em 11 meses o correspondente aos três anos do segundo segmento do ensino fundamental. Isto graças ao método Telecurso 2000, que adota as dinâmicas técnicas de ensino de Paulo Freire, introduzindo imagens – vídeoaulas - que remetem à vida cotidiana dos alunos e facilitam a apreensão.
          
Como observa a coordenadora de Desenvolvimento Socioambiental do Viva Rio, Glaucia Viana, outro facilitador do aprendizado é o fato de as aulas serem sequenciais. “Nos primeiros três dias da semana eles têm aulas de língua portuguesa e nos outros dois, de história. A ausência de quebras no conteúdo ajuda  no aprendizado de forma mais rápida”, esclarece.            Quem tiver aproveitamento adequado e 75% de participação nas aulas sai do curso certificado. As aulas acontecem na Universidade Severino Sombra, na Av. Governador Roberto Silveira, 437, Flamengo, no centro de Maricá.
        O primeiro módulo é composto por aulas de português, de história e filosofia. O segundo, reúne sociologia, biologia, geografia e inglês. Cada cadeira tem um professor, cujo papel é justamente fazer a ligação entre as aulas e a realidade dos alunos. Por exemplo, quando eles aprendem sobre os corpos hídricos, como os rios, eles têm aulas fora da escola, nos próprios rios, para melhor compreenderem o que aprenderam.
         Maiores informações na sede do Viva Rio em Maricá, n Rua Barão de Inoã, Lote 6 – Quadra A – Parque El Dourado, ou no telefone 2637-2826.