ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

domingo, 23 de março de 2014

CHRISTINE CARDOZO, MODELO PLUS SIZE E MUSICISTA

O CulturarTEEN, na busca incessante em conhecer novas modelos no maravilhoso universo Plus Size, conversa hoje com uma belíssima jovem, que também é musicista.

CHRISTINE CARDOZO DE OLIVEIRA (26), carioca, está cursando licenciatura em Música pela UNIRIO. E ela toca um instrumento com um som belíssimo, mas pouco conhecido da maioria das pessoas: a TROMPA. Sim, ela é musicista e TROMPISTA. E começamos nosso papo querendo saber de Christine como a música entrou na sua vida:
CHRISTINE: A música entrou na minha vida quando eu tinha uns nove anos e tocava LIRA na escola que eu estudava. Percebi que adorava tirar as músicas e tocar.

Depois fui para o colégio Salesiano e lá iniciei meu estudo de trompa e nunca mais parei de tocar este maravilhoso instrumento, mas só me profissionalizei com meus 21 anos quando fui pra São Paulo me dedicar exclusivamente à música. Antes disso fiz faculdade de ciências biológicas na UFF, mas não cheguei a concluir.
Atualmente, sou trompista da Orquestra Municipal de São Gonçalo e professora de artes e música da prefeitura de Itaboraí. E tenho muitos projetos ainda a serem colocados em prática. Vivo da música!
CULTURARTEEN: E o universo Plus Size, como apareceu em sua vida?

CHRISTINE: O universo plus size apareceu na minha vida quando me mudei para São Paulo. Muitos amigos me incentivaram a fazer um book e divulgar, mas só consegui concretizá-lo as vésperas de voltar a morar no Rio, fazendo minhas primeiras fotos plus size no "Dia de Modelo" promovido pela Renata Poskus.


CULTURARTEEN: Você sempre foi gordinha?
CHRISTINE: (risos) Sim, eu sempre fui grandona e gordinha, tenho 1,76 m de altura e peso 90 kg. Meu manequim é 48. Pela minha altura e o peso bem distribuído alguns até dizem que não sou plus size.



CULTURARTEEN: O que não é verdade, aliás, é um dos melhores exemplos de uma verdadeira modelo Plus Size (tamanho grande), literalmente um mulherão! ...
CHRISTINE: Exato, e sou assim desde que me entendo como gente. No entanto, sofri muito na escola e olha que eu pesava 76kg. (risos) vestia 46, porque tenho uma estrutura óssea grande. Roupas pequenas não cabem em mim. (risos). Realmente sou o modelo mulherão!



CULTURARTEEN: Então aceitou bem isso, ou houveram conflitos?
CHRISTINE: Não, cheguei na vida adulta conformada com a minha estética e me respeitando, o que fez com que as pessoas me respeitassem também. Hoje em dia, o preconceito aparece no primeiro contato, mas logo se dilui por eu me portar com firmeza e mostrar que ser gorda não é sinônimo de sedentarismo, nem de descuido, nem de preguiça. 



CULTURARTEEN: Você pratica esportes?
CHRISTINE: Eu joguei basquete a minha vida toda, mas atualmente só jogo nos fins de semana e faço trilhas quando posso. Essa vida de músico é uma loucura. (risos).



CULTURARTEEN: E sua alimentação?
CHRISTINE: Me alimento super bem, não como nada que tenha lactose, e muito carboidrato. E sou assim. Qual o problema né?!

CULTURARTEEN: Você já participou de concursos, ensaios, desfiles?
CHRISTINE: Na minha volta ao Rio, participei do Concurso "A Mais Bela Gordinha do Brasil 2013", onde de fato ingressei no movimento plus size.
Depois disso, fiz um ensaio na FCplus (que vocês podem conferir nesta matéria) e participei do casting premiado criado pela mesma.
No momento não tenho feito trabalhos como modelo, mas estou aberta a convites!
Participei do "Miss Plus Size Carioca 2013", onde pude aprender muito com o querido Eduardo Araújo.

CULTURARTEEN: Sonhos e desejos!
CHRISTINE: Meus maiores sonhos e desejos estão ligados a minha arte e a forma de transmitir e contagiar o público. Modelar não deixa de ser uma das forma de expressar a arte, por isso gostei muito da experiência e quero continuar praticando e exercendo.
Modelar fez com que eu me enxergasse mais como mulher vaidosa, pois nunca tive muitas vaidades, além do que, sempre vivi em meio a homens pois me sinto mais a vontade assim. Percebi que posso ser bem feminina sem deixar minhas convicções e que sou capaz de andar em postura num salto! Isso foi um super desafio para mim!
E que somos capazes de ultrapassar quando queremos de verdade!
CULTURARTEEN: Algum recado para as jovens que querem ingressar no universo plus size?
CHRISTINE: O recado que quero deixar para as jovens plus size é o seguinte: não tenham medo de serem como são. E façam tudo que tenham vontade de fazer. Não temos as limitações que a sociedade nos impõem. Mas sempre cuidem da saúde e façam alguma atividade física, é essencial para o bem estar.
Portanto, se você é saudável e está acima dos padrões sociais, os ignorem, eles estão na cabeça de quem de fato não merece ter a nossa companhia. Ah, dizem que gorda tem que andar bem arrumada e produzida para não ser tratada como inferior e desleixada. Eu não gosto de maquiagem, e meu trabalho me permite que eu seja simples, e nem por isso sou desrespeitada e chacoteada, pois, sei meu valor. E sei que desempenharei o que me proponho a fazer, bem, independente do meu peso e da forma como me visto. Pensem nisso! E sejam felizes!!!


CULTURARTEEN: Minha querida, obrigado pelo papo maravilhoso e muito sucesso em sua vida de modelo plus size e de musicista, trazendo paz a alegria para nossas almas, através da música.
CHRISTINE: Obrigado à vocês pela oportunidade e por ajudar a divulgar o universo plus size. Um beijo à todos.

A belíssima modelo e musicista com sua TROMPA