ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 24 de março de 2014

POLE FITNESS COM LUCIANA ALMEIDA

POLE DANCE, ESPORTE, OU DANÇA SENSUAL?

LUCIANA ALMEIDA - INSTRUTORA DE POLE DANCE

Desde a apresentação da novela da Rede Globo, onde Flávia Alessandra vivia uma dançarina de pole dance, que esta arte passou a aparecer e a conviver de alguma forma na vida de algumas brasileiras.
Antes, discriminado e visto apenas em inferninhos e locais onde mulheres se exibiam quase nuas para tentar ganhar a vida, o pole dance começou a ser apreciado, respeitado e praticado por homens e mulheres não apenas como uma dança ou uma técnica para "apimentar" relações entre casais, mas como esporte, e o COI estuda a possibilidade de em breve, passar a ser esporte olímpico.



Uma mistura de dança, ginástica rítmica e muita força e concentração, além é claro, de muita sensualidade, fazem hoje do pole dance um esporte mais conhecido como POLE FITNESS.
E foi nessa procura que descobrimos uma mulher linda, intensa e amante do pole dance. Praticante das duas modalidades (o sensual e o fitness), ela dá aulas para diversas mulheres que querem conquistar belos corpos, força e sensualidade, num esporte pra lá de completo. Foi com ela - LU POLE FITNESS (nome mais do que sugestivo e explicativo) que batemos um delicioso papo.

CULTURARTEEN: Estamos hoje aqui conhecendo LUCIANA PEREIRA DE ALMEIDA CONCEIÇÃO (37). Literalmente um mulherão. No alto dos seus 1,76m muito bem distribuídos e bem definidos num manequim 38/40, Lú é professora de pole fitness. Nascida na cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais, é moradora do bairro da Tijuca no Rio de Janeiro. Oi Lú, como vai? Fale um pouco de você: qual sua formação acadêmica?
LU: Oi gente! (risos) Atualmente estou cursando o 3º  período de Educação Física em Bacharelado na faculdade Celso Lisboa. Sou casada e não tenho filhos. Sempre vivi envolvida com a arte e o esporte.
Iniciei aos 12/13 anos estudos de dança, onde fiz Jazz, sapateado, danças de salão e Street dance.
Uma passagem pela moda, como modelo e manequim na adolescência dos 13 aos 18 anos.
Na fase adulta ingressei na área de secretariado atuando nessa profissão por longo tempo.
Por volta de 2007 eu conheci a atividade Pole Dance, onde rapidamente meu corpo começou a tomar forma e ficar mais rígido. E como sempre tenho o hábito de dizer - Pole Dance, ou você ama ou você odeia. E se você amar não tem mais como parar. 

CULTURARTEEN: É mesmo? É assim, uma relação de amor ou ódio? 
LU: Exatamente. É muito intenso. Não há meio termo. Após uns 5 meses de prática onde, eu não conseguia enxergar a atividade somente como uma dança sensual, até por que eu nunca me via ser sensual (risos), eu sempre via mais. 
Foi quando descobri a verdadeira origem da atividade Pole Dance.

CULTURARTEEN: Verdadeira origem? Explique melhor!
LU: O Pole Dance é de origem Indu, chamada Malakamb. É praticada somente por homens, e veio migrando pelo Oriente chegando na China como Mastro Chinês.
Chegou no ocidente nos Cabarés tendo tomado uma conotação sensual e também erótica.

CULTURARTEEN: Interessante, então o Pole Dance é antes de mais nada uma arte. E você, você disse que começou o Pole Dance em 2007. E ai?
LU: Ao longo desses 6 anos, participei de campeonatos, entrevistas divulgando a atividade como uma atividade física e esporte, performances pela empresa Over Sexy para festas e eventos e participei também como atleta no 1º campeonato mundial de Pole Dance em 2011.
Hoje, ministro workshops e aulas de Pole Dance alguns dias da semana e até mesmo nos fins de semana em meu Studio na Tijuca e em uma parceria na Academia de Dança em Nilópolis.

CULTURARTEEN: Você falou que a relação é de amor ou ódio. Explique melhor isso!
LU: O Pole Dance, como tudo o que diz respeito ao ser HUMANO, é uma coisa que tem que ser SENTIDA. E é ma-ra-vi-lho-so o que a gente sente!!!! Você, seu corpo, o Pole, e a chance de experimentar movimentos naturais, há muito tempo esquecidos, arquivados nas memórias da infância... Leveza, força, agilidade, graça, “insights” inusitados e muita, muita diversão!!!!
CULTURARTEEN: Você coloca como uma relação extremamente prazerosa!
LU: Sim é isso mesmo! O corpo regozija (é essa a palavra mesmo!!!)!!!! É um gozo ao poder realizar as acrobacias no Pole, dançar, girar, voar, subir e descer, escorregar e prender-se nele, que aceita nossa brincadeira e se diverte também!!! É indescritível e incrível o progresso que a gente faz em poucos meses de atividade!!!
O corpo vai despertando para as novas possibilidades de movimento, para as novas propostas que a gente vai fazendo pra ele (antigas, mas que estão sendo reapresentadas agora) durante as aulas. E, gente, ele aceita tanto, mas tanto, que parece que estava esperando por isso há muito tempo!!!!

CULTURARTEEN: O nosso corpo dá esses sinais que queria isso?
LU: Sim, com certeza. Parece até que ele diz: “ Até que enfim você me oferece uma atividade física que vale a penaaa!!!!! Quase perdi as esperanças!!!”
Imagine poder erguer o peso de seu corpo e sustentá-lo no Pole SOZINHA!!!!!! E ainda mais, fazer acrobacias que quiser e conseguir, tudo com leveza, beleza e diversão!!!! 
É uma inspiração para a VIDA!!!!!
Você descobre no seu corpo um aliado, um amigo, um cúmplice, para o que der e vier, uma força, uma vontade de fazer mais e mais e mais... E, aos poucos, ele vai mudando, se modelando de uma forma natural, ganhando toda a leveza, graça, força, flexibilidade, agilidade, resistência e alegria que são marcas registradas da Pole Dance!!! É muito legal mesmo!!!!


CULTURARTEEN: Qual o grande ganho do Pole Dance, ou do Pole Fitness para você?
LU: A liberdade característica dos movimentos da infância é reconquistada e permite fluir a Sensualidade... Porém, longe de ser estereotipada e repetitiva, é uma sensualidade criativa, inspiradora, original!!! 
Cada pessoa vai explorá-la do seu jeito, na sua história de vida...

CULTURARTEEN: Lu, você nos inspirou e nos animou a conhecer mais esta arte e este esporte. Em breve teremos o prazer de ter você aqui em Maricá, para workshops sobre o assunto. Mas você poderia detalhar um pouco mais as diferenças destes cursos e aprendizados, afinal nós e nossas leitoras somos leigos no assunto
LU: Claro (risos). O pole dance de hoje constitui uma modalidade de exercício físico e dança que envolve o dançar ao redor de uma barra de metal polido. Essa modalidade incorpora movimentos de ginástica olímpica, movimentos livres, ballet e dança contemporânea em dimensões diferentes que incluem posições estáticas e em movimento usando a barra e fora da barra. A atividade do pole dance desenvolve a força dos membros superiores e inferiores do corpo e das costas / área abdominal e firma todos os músculos do corpo utilizando o próprio corpo como resistência.
Nossa missão é possibilitar o encontro das pessoas a uma nova perspectiva sobre seus corpos e mentes através de uma atividade física que engloba diversos aspectos da ginástica, da dança e outras formas de movimento. Além disso, buscamos a criação de um espaço em que você se sinta a vontade para buscar possibilidades antes nunca imaginadas. Acreditamos que o trabalho através dessa liberdade de expressão – corporal/mental – é um motor impulsionador para a criação do bem-estar pessoal e social nos dias atuais. Portanto, todas nossas atividades podem ser feitas por qualquer pessoa. Venham como vier, todos estamos aptos a nos movimentar em nossa individualidade!
A cada dia, mais e mais mulheres buscam meios desenfreados para se tornarem sensuais. E nessa busca incessante e sem medidas, muitas deslizam e acabam por tornarem-se vulgares. Engana-se a mulher que acredita que ser desejada, por estar com as pernas e outros atributos a mostra ou em evidência, se tornará sensual. Sinto-lhes dizer que esse não é o caminho, evidentemente irá chamar atenção, mas de forma diferenciada.

Seja sensual e atraente através do jeito de andar, do falar, do gesticular, dos charmes naturais; que não necessitam de personagens, caras e bocas, exageros, ou nudez. Ser feminina, ser mulher, através de uma consciência corporal que lhe permita explorar o que há de melhor em você. Pois ser espontânea é a mais encantadora arma de sedução, acredite. Então conecte a fêmea que existe em você, e para você, pois quando compreenderes que ser sensual é a simples maneira de dar atenção ao seu corpo, à sua energia, ao seu ego e ao seu prazer, perceberá a magnitude da simplicidade em ser sensual. Pois serás provocante, e não provocadora, despertarás sonhos e devaneios, e não apenas o carnal, e então serás a liberdade, contra a libertinagem.
Sem conotação moralista, nem tão pouco puritana, a finalidade com que venho falar sobre o tema é uma ingênua e sucinta forma de esclarecimento em relação à questão.


CULTURARTEEN: Uau, arrasou na descrição do Pole e na perfeita descrição da sensualidade e da sexualidade liberta. Perfeita! Para terminar e dar mais vontade de nossas leitoras conhecerem seu trabalho e o pole dance, diga para nós como são seus workshops.
LU: O Workshop tem duração de 3 horas e é dividida em módulos, que vão de noções básicas, a movimentos e conceitos mais elaborados; Cada módulo tem duração de uma hora, e divididos na modalidade seguintes:
* Pole Dance com Sensualidade – Introdução, voltado para a consciência corporal, postura e autoestima. Despertar da feminilidade utilizando o Pole Dance sensual que é o que visa mais o lado erótico e sensual.
* Artes Sensuais - Artes, que geralmente envolvem danças, as suas diversas modalidades, e quais objetos possíveis de usar. Inclui o Chair Dance (Dança com a Cadeira) e Lap Dance (Dança do Colinho).
* Pole Dance* - Existem diferentes vertentes de Pole Dance como, por exemplo, o Pole dance fitness, com a finalidade de tonificar o corpo, deixá-lo em forma. Há o Pole dance artístico, que visa mais o lado acrobático e é incorporado principalmente em espetáculos de performances.
É isso. Espero poder estar em breve com vocês.

CULTURARTEEN: Da mesma forma. E muito obrigado pelos ensinamentos sobre esta arte e esporte.
LU: Eu que agradeço a oportunidade de me apresentar e de apresentar minha arte. Um beijo grande a todos vocês.

CONTATOS: (21) 98291-9176 e 2572-8884