GOVERNO DO ESTADO DEIXA ALUNOS SEM CRÉDITO
Alunos da FAETEC Bacaxá na delegacia de Maricá |
Na sexta feira 14 de março, 14 alunos moradores de Maricá, estudantes da FAETEC unidade Bacaxá, foram barrados em um ônibus da Viação 1001 que fazia a linha Niterói - Araruama.
Ao embarcar no ponto da confluência das RJ 106 com Avenida Roberto Silveira (RJ 114) estes tentaram passar pelo validador do bilhete escolar, mas TODOS estavam bloqueados pois o governo do estado não fez o repasse da verba das gratuidades para a empresa de ônibus.
Imediatamente o motorista do coletivo parou em frente ao bairro do Condado e solicitou o desembarque dos alunos, alegando que a Viação 1001 não poderia dar "carona".
A confusão estava formada. Os alunos não quiseram sair, o coletivo não prosseguiu viagem e uma viatura da PM foi solicitada ao local, constatando o problema, uma vez que os estudantes estavam de posse de uma declaração da FAETEC que deveria ter sido aceita pelo motorista do coletivo, que ratificou sua informação de que a empresa não permitiria o deslocamento dos alunos mesmo com a tal declaração.
Alunos e motorista foram encaminhados a 82 DP que registrou o caso.
Governo do Estado constrange alunos da FAETEC, moradores de Maricá, por não honrar dívida com a Viação 1001. |
EMPRESAS DE MARICÁ CONTINUAM TRANSPORTANDO ALUNOS MESMO SEM SEREM RESSARCIDAS
As empresas de Maricá - Viação Costa Leste e Viação Nossa Senhora do Amparo - continuam transportando os alunos das redes de ensino público estadual e municipal mesmo que não estejam sendo ressarcidas.
Segundo as empresas, o governo do estado paga R$ 1,42 por cada aluno transportado, mas o crédito para as empresas não acontece todos os meses. Este pagamento é feito normalmente de 3 em3 meses e nunca pelo real valor da dívida, e as empresas ao receberem o crédito expedido pelo governo do estado, ainda tem que acatar dando quitação do débito.
Já o governo municipal não paga NENHUMA GRATUIDADE desde 2005, quando a nova licitação (hoje em vigor) foi feita e assinada.
Mesmo assim, as empresas com enormes créditos a receberem, continuam transportando normalmente os alunos que já estejam cadastrados devidamente pelas suas escolas e pelo sistema RIO CARD.
Os alunos que ainda não estão cadastrados poderão faze-lo gratuitamente e na hora na agência do RIO CARD em frente ao colégio Joana Benedicta Rangel no centro de Maricá.
Fotos desta matéria feitas por Romário Barros