ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

domingo, 16 de março de 2014

ALUNOS DA FAETEC BARRADOS NA 1001

GOVERNO DO ESTADO DEIXA ALUNOS SEM CRÉDITO

Alunos da FAETEC Bacaxá na delegacia de Maricá

Na sexta feira 14 de março, 14 alunos moradores de Maricá, estudantes da FAETEC unidade Bacaxá, foram barrados em um ônibus da Viação 1001 que fazia a linha Niterói - Araruama.
Ao embarcar no ponto da confluência das RJ 106 com Avenida Roberto Silveira (RJ 114) estes tentaram passar pelo validador do bilhete escolar, mas TODOS estavam bloqueados pois o governo do estado não fez o repasse da verba das gratuidades para a empresa de ônibus.
Imediatamente o motorista do coletivo parou em frente ao bairro do Condado e solicitou o desembarque dos alunos, alegando que a Viação 1001 não poderia dar "carona".
A confusão estava formada. Os alunos não quiseram sair, o coletivo não prosseguiu viagem e uma viatura da PM foi solicitada ao local, constatando o problema, uma vez que os estudantes estavam de posse de uma declaração da FAETEC que deveria ter sido aceita pelo motorista do coletivo, que ratificou sua informação de que a empresa não permitiria o deslocamento dos alunos mesmo com a tal declaração.
Alunos e motorista foram encaminhados a 82 DP que registrou o caso.

Governo do Estado constrange alunos da FAETEC, moradores de Maricá,
por não honrar dívida com a Viação 1001.

EMPRESAS DE MARICÁ CONTINUAM TRANSPORTANDO ALUNOS MESMO SEM SEREM RESSARCIDAS

As empresas de Maricá - Viação Costa Leste e Viação Nossa Senhora do Amparo - continuam transportando os alunos das redes de ensino público estadual e municipal mesmo que não estejam sendo ressarcidas.
Segundo as empresas, o governo do estado paga R$ 1,42 por cada aluno transportado, mas o crédito para as empresas não acontece todos os meses. Este pagamento é feito normalmente de 3 em3 meses e nunca pelo real valor da dívida, e as empresas ao receberem o crédito expedido pelo governo do estado, ainda tem que acatar dando quitação do débito.
Já o governo municipal não paga NENHUMA GRATUIDADE desde 2005, quando a nova licitação (hoje em vigor) foi feita e assinada.
Mesmo assim, as empresas com enormes créditos a receberem, continuam transportando normalmente os alunos que já estejam cadastrados devidamente pelas suas escolas e pelo sistema RIO CARD.
Os alunos que ainda não estão cadastrados poderão faze-lo gratuitamente e na hora na agência do RIO CARD em frente ao colégio Joana Benedicta Rangel no centro de Maricá.

Fotos desta matéria feitas por Romário Barros