ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

sábado, 10 de janeiro de 2015

DICAS PARA RETOMAR AS ATIVIDADES FÍSICAS APÓS AS FESTAS


Nesse começo de ano, a galera volta com força total para os treinos com foco em eliminar o que ganhou ou recuperar o que perdeu nessas duas semanas de festas entre natal e fim de ano. Pode acreditar que essa pequena pausa é o tempo suficiente para que seu corpo perca um pouco do condicionamento físico, força, resistência e flexibilidade.
Isso é normal, desde que, seu treino foi planejado adequadamente e teve como previsão essa pausa na periodização, afinal, você deve ter passado horas dentro de um carro viajando, dormiu até mais tarde, exagerou na comida e praticou pouca ou até nenhuma atividade física.
Após um intervalo sem a prática, o treino deve acontecer de maneira progressiva, controlando aos poucos o volume e a intensidade.
Pessoas que treinam regularmente têm o metabolismo acelerado, normalmente, consomem muitas ou controlam a quantidade de calorias. Quando param de treinar, a velocidade do metabolismo diminui e as calorias ingeridas a mais do que estão acostumados tornam-se gordura.
Treino pós-férias
A volta aos treinos tem que ser cautelosa e isso evita lesões. Não tenha pressa para ficar em forma para o carnaval (provavelmente será a meta de muitos), pois o retorno pode ser mais rápido do que você imagina.
Um bom Profissional de Educação Física fará toda a diferença para sua volta aos treinos e obter suas metas e objetivos.
Veja algumas dicas para seu retorno:
– Procure orientação de um educador físico.
– A intensidade e volume de treinos devem ser menores que a da última planilha, aumentando progressivamente.
– Realize um bom aquecimento antes da atividade principal.
– Alongue-se bastante após treino para acelerar recuperação.
– Atividades aeróbias (corridas, bike etc…) devem ser moderadas. ALERTA: não tente correr na mesma velocidade e distância que você estava correndo antes de sair de férias, pois pode levar a um processo lesivo.
Após algumas sessões de treinos, com uma freqüência boa, você vai se sentir melhor e voltará aos exercícios mais intensos e, assim, dar continuidade e obter seus objetivos.
KILORIAS (LIFE & HEALTH)