ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

sábado, 10 de janeiro de 2015

Dieta detox: regime deve ser feito com cuidado

CARDÁPIO DEVE SER SAUDÁVEL, MAS SEM EXAGEROS: CONSUMO DE SUCOS DEVE SER FEITO MODERADAMENTE


Para alguns, estar em janeiro não significa que o ano começou. Para outros, os 31 dias do primeiro mês são a oportunidade de perder o peso adquirido durante as festas de fim de ano e conseguir deixar o corpo em forma para o Carnaval. A dieta detox, amplamente seguida no verão de 2015, pode ser uma opção para quem quer perder peso de forma saudável. Os sucos do regime – também denominados detox – são um mix de vegetais e ervas e, apesar de a combinação parecer estranha, o resultado pode satisfazer quem segue a dieta. 
Ana Beatriz Vieira é uma das adeptas de uma dieta mais saudável para ficar em forma. Apesar de ter iniciado o “regime” em setembro, a estudante afirma ter parado durante as festas de fim de ano. “Exagerei na alimentação e comi nos horários errados. Realmente suspendi a alimentação saudável em dezembro”, relembra. A partir de janeiro, Ana Beatriz afirmou ter voltado a consumir um cardápio sem exageros e repleto de alimentos frescos. “Tenho algumas plantas na minha casa e compro outras no mercado. Gosto do sabor que o suco verde tem e tomo até mesmo sem açúcar”, conta. 
Segundo nutricionista Sylvia Lobo, a dieta detox consiste num regime de desintoxicação do organismo e, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário fazer cortes drásticos na alimentação. “Existem pessoas que acham que durante essa dieta só se deve tomar líquidos ou deixar de comer alimentos que contenham glúten e lactose e não é bem assim”, explica. Segundo a especialista, a dieta requer a diminuição do consumo de alimentos ricos em sódio, sal e gorduras, mas sem radicalismos. 
Segundo profissionais da área de nutrição, a dieta detox só tem eficácia se for seguida por um curto período de tempo. De acordo com a nutricionista Sylvia Lobo, o regime pode ser seguido por até dez dias. Confira o que deve ser feito após o término da dieta de desintoxicação do organismo: 



A nutricionista ainda reconhece a eficácia dos sucos, mas alerta para a necessidade de seguir um horário e a quantidade certa. “Os sucos detox são muito bons, mas também são calóricos. Caso a pessoa tome em grandes quantidades, não irá atingir o resultado desejado”, esclarece. Para ela, as misturas industrializadas não são uma boa pedida, apesar de serem facilmente encontradas no mercado. “Temos uma variedade grande de frutas, de legumes frescos. É mais interessante utilizar alimentos naturais, sem sódio ou conservantes”, recomenda a especialista. Sylvia Lobo ainda recomenda o acompanhamento de um profissional de nutrição no processo de adaptação à dieta e no começo da reeducação alimentar. 


“Só tomo o suco de manhã, pra dar gás para pedalar para o trabalho. Sinto que me dá mais energia”, afirma Ana Beatriz. Ciente de que a dieta detox deve ser feita por um curto espaço de tempo, a estudante afirma que a alimentação saudável já virou uma meta. “Tenho uma nutricionista que me dá dicas de reeducação alimentar e há tempos venho buscando uma alimentação diferenciada. Quero adotar isso na minha vida”, afirma. 

RECEITA 

Para preparar o suco verde, Ana Beatriz partiu algumas folhas de couve, misturando-as com água e colocando o líquido no congelador. Depois de congelados, três cubos do “gelo de couve” vão ao liquidificador juntamente com poucos pedaços de maçã, uma colher de sopa de gengibre e água.