ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

MARIANA PIMENTA, ALUNA DO OPÇÃO A, TIRA NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM

Estudante do colégio OPÇÃO A supera deficiência e tira 1000 na redação do Enem


Mariana Pimenta, de 17 anos, faz leitura labial dos professores durante as aulas. Ela foi uma das 250 pessoas que tiraram a nota máxima no Exame.

A família da estudante Mariana Pereira Pimenta (17), moradora de Maricá e estudante do colégio OPÇÃO A,  tem motivos de sobra para se orgulhar. Mesmo com deficiência auditiva, a menina superou os obstáculos e tirou nota 1000 na redação do Enem 2014, quando ainda estava no 2º ano do ensino médio. Aluna dedicada, ela quer cursar Ciências Econômicas na UFRJ ou na UFF. 
– Não há nenhum atendimento especial pelo fato de eu não necessitar, mas é claro que a escola e os professores sabem da minha deficiência. Em alguns momentos, como no início de ano letivo, pedi para que alguns professores evitassem falar de frente para o quadro e de costa para a turma visto que faço leitura labial – explicou Mariana ao repórter Lauro Neto do jornal O Globo.
Sem a tradução das aulas em Libras (Língua Brasileira de Sinais, usada para comunicação com pessoas surdas), a estudante também conta com a ajuda dos amigos para tirar eventuais dúvidas:

– Às vezes tenho dificuldades, por algumas determinadas falas passarem despercebidas para mim. Mas, desde pequena já sei lidar com minha deficiência e, muitas vezes, até minhas amigas me ajudam. Por exemplo, quando os professores resolvem ditar a matéria, eu vou copiando de algum colega ou pego o caderno emprestado ao fim da aula.
O gosto de Mariana (que é tricolor doente) pela leitura e pela escrita vem da infância. As aulas ajudaram-na a corrigir falhas e aperfeiçoar seu talento. O suficiente para tirar nota máxima no tema proposto pela banca do Enem 2014: “Publicidade infantil em questão no Brasil”.
– Já tive meus pontos fracos em redação, embora tenha facilidade com temas sociais. Neste ano, com constantes práticas e atenção às aulas, comecei a ir melhorando aos poucos e transmitindo na redação os ensinamentos aprendidos. Ler é uma coisa de que gosto muito, principalmente jornais, que leio todos os dias desde pequena. Daí é que vem minha facilidade em entender os temas sociais – explica Mariana.
Em breve, Mariana estará batendo um papo com a galera do CULTURARTEEN para dar mais informações desta grande conquista e passar dicas preciosas para os jovens que vão fazer o ENEM em 2015.