Os atores Raul Tolledo e Mário Vieira estão há 30 anos em Maricá |
Maricá chega aos 206 anos de existência na próxima terça-feira (26/05) em meio à pandemia de Covid-19 e celebra com uma série de apresentações artísticas e musicais, entre os dias 23 e 31. Durante as lives do projeto Art & Música na Sua Casa, artistas que nasceram em Maricá ou a escolheram como lar declamarão textos em homenagem à cidade. Essa será uma forma de homenagear a cidade, seus moradores (nascidos ou não), e uma forma que a secretaria de cultura e a prefeitura municipal, encontraram de promover e ajudar os artistas de Maricá, que ainda não foram beneficiados com o PAT ou com outros programas de auxilio emergencial devido a pandemia da Covid-19.
Poetas e músicos começaram a fazer lives em redes sociais da prefeitura (confira abaixo programação musical), enquanto a secretaria de cultura estuda a participação de artesãos e artistas plásticos tanta na festa, quando na forma de ajudá-los.
Poetas e músicos começaram a fazer lives em redes sociais da prefeitura (confira abaixo programação musical), enquanto a secretaria de cultura estuda a participação de artesãos e artistas plásticos tanta na festa, quando na forma de ajudá-los.
Entre os participantes, há trajetórias e estilos diferentes, com o amor por Maricá como ponto de contato. Leonardo Armando, morador do Flamengo, conheceu a cidade ainda na adolescência, em 1979, e decidiu que um dia viveria aqui. “Fiquei muito feliz com o convite e escrevi ‘Ah, Maricá’ que é uma declaração de amor a esta cidade”, afirma ele, que escreve desde a juventude e tem livros de poesia publicados.
Já para a dupla de atores Raul Tolledo e Mário Vieira, que vivem em Itaipuaçu há mais de 30 anos, Maricá é parte fundamental de suas vidas. “Somos muito conhecidos na cidade, por conta das muitas apresentações e cursos de teatro que já fizemos aqui. Maricá nos acolheu muito bem e ficamos honrados por participar dessa festa”, conta Raul, que divide sua apresentação com Mário de um poema escrito por Sady Bianchin, hoje secretário de Cultura.
Também morador de Itaipuaçu, Edmilson Santini escreveu um cordel – sua especialidade – em homenagem à cidade especialmente para o aniversário. “Fiz questão de escrever uma coisa nova, usando como referências os nomes das localidades de Maricá e aplicando a métrica e a musicalidade do cordel”, explicou Santini, que se apresenta acompanhado de pandeiro e maracá (espécie de chocalho).
Atriz com várias participações em espetáculos encenados na cidade, Heliza Ribeiro conta que buscou empregar a emoção que utiliza em seu ofício para declamar “Maricá, meu amor”, de Adriana Bina. “Como não sou poeta, fiquei um pouco temerosa, mas procurei sentir o texto para a declamação ganhar vida”, explica.
Marcos Miranda, o Ball, é um dos fundadores do Ruasia, grupo formado por integrantes de política cultural, que promove na cidade rodas com atividades de Ponta Negra a Itaipuaçu, reunindo diferentes estilos, como o sarau do Centro da cidade. Há três anos reúne a juventude maricaense buscando acabar com a ociosidade de rua e os pensamentos ruins. “Nossa ideia é levar a literatura através da poesia marginal. Damos voz a eles para que possam se expressar artisticamente através da poesia”, explica o morador do Caxito.
Produtor de arte urbana, Jean Moraes do Flamengo se apresenta como um MC de batalha. “Desde 2015 faço arte urbana com os amigos de toda cidade, nós somos a resistência e para mim, é importante que a gente consiga alcançar o reconhecimento dos artistas da cidade, porque tem vários artistas que estão no sol vendendo jujuba, mas com talento de sobra”, garante.
“A gente sempre prega o respeito e a liberdade de expressão para salvar e dar uma nova oportunidade, diferente da que o sistema bitolado insere na gente. Eu acho muito interessante podermos participar desta comemoração, porque vai trazer visibilidade para os artistas locais. É de suma importância enaltecer os daqui para depois enaltecer os de lá, porque sem a gente aqui, não teria a cultura rodando por Maricá”, conclui Luiza Antunes, moradora de Itapeba, que em 2017 resolveu se aprofundar na poesia falada que apresenta por toda a cidade.
VASTA PROGRAMAÇÃO MUSICAL
As lives (todas produzidas pela equipe de comunicação da prefeitura de Maricá, valorizando o artistas local), serão apresentadas pelo canal do You Tube da prefeitura (www.youtube.com/prefeiturademarica1). . E os shows começarão na tarde do sábado com Dalva. Confira a programação abaixo:
DIA 23/05
15h Mirene Alves
16h15 Dalva Alves e Silas Junior
17h30 Roberta Tílio e Ricardo Agura
20h Jô Borges
DIA 24/05
13h Ronaldo Valentim
14h15 Maiara Coboski
15h30 Leandra Robledo e Raul Brito
17h Betinho Bahia e Ismayer Alves
20h Claudinho Guimarães
DIA 25/05 - DIA DO EVANGÉLICO
17h Efésios 6.10
20h Ministério Louvor Projeto Missão Vida
DIA 26/05 - aniversário de Maricá
206 anos
11h Bruna Mandz
14h Marianna Cunha
17h Banda Tatudoemcasa
20h Rafael Caçula
DIA 27/05
15h Lucas Cruz e Hannah Braga
16h15 Thiago Dantas
18h Banda Mamuth
20h Banda Thunderock
DIA 28/05
14h Edy Baiano
15h Manhoso
16h Forró Brasil
17h30 Edinho Manhoso
20h Bruno Di Berner
DIA 29/05
14h Lucas Roberto e Gabriel Augusto
15h Dida Show e Raquel Fonseca
17h Grupo Tô Kerendo
20h Rhoan Victor
DIA 30/05
13h Banda Desplugged
14h20 Vivi Serrano
16h Grupo Kontagiô
18h Grupo Samba PontoCom
20h Moniquinha Ângelo
DIA 31/05
14h Leandro Junnhyor
15h Sidney Santos
16h15 Paul Rock
17h30 Banda RJ 106
20h Wagner Mariano