No cronograma antigo, versão digital seria em 22 e 29 de novembro e a prova tradicional estava prevista para 1º e 8 de novembro. Novas datas serão decididas em enquete com os participantes.
A decisão ocorre depois de o governo enfrentar questionamentos judicias cobrando o adiamento da prova por causa dos efeitos da pandemia da Covid-19, que levaram escolas a suspender as aulas presenciais. O debate sobre o adiamento da prova chegou ao Congresso: na terça-feira (19), o Senado aprovou projeto que adia Enem, e o texto seguiu para avaliação da Câmara dos Deputados.
Cronograma
No mês passado, o Inep adiou apenas a versão digital, que seria realizada nos dias 11 e 18 de outubro e passou para os dias 22 e 29 de novembro. A aplicação da prova impressa estava prevista para 1º e 8 de novembro.
As novas datas não foram divulgadas.
Ministro cita líderes do Centro
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, adotou posição contrária ao adiamento desde que foi acionado por órgãos e entidades como a Defensoria Pública da União (DPU) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). No começo do mês, chegou a afirmar para os senadores que reavaliaria a situação do Enem novamente apenas em agosto.
Entretanto, nesta manhã, Weintraub disse que considerou a movimentação no Congresso e ouviu os líderes do Centro para decidir pelo adiamento.
"Diante dos recentes acontecimentos no Congresso e conversando com líderes do centro, sugiro que o ENEM seja adiado de 30 a 60 dias. Peço que escutem os mais de 4 milhões de estudantes já inscritos para a escolha da nova data de aplicação do exame" - Abraham Weintraub
Na terça, o MEC disse que iria, em junho, consultar os inscritos para decidir se adiaria o exame. Agora, no novo posicionamento, o governo afirmou que vai fazer uma enquete com os participantes para definir as novas datas.
Posicionamento do Inep e MEC
Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Inep:
"NOTA OFICIAL | Adiamento do Enem 2020
Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.
Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio."
Como fazer a inscrição no Enem 2020: veja o passo a passo
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começaram na segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio.
Inicialmente, as provas estavam previstas para 1º e 8 de novembro (versão presencial) e 22 e 29 de novembro (versão digital). Entretanto, após pressão de diferentes órgãos e entidades por causa da suspensão das aulas na pandemia de Covid-19, o governo federal decidiu adiar as datas para entre 30 e 60 dias depois do previsto no edital. O Ministério da Educação (MEC) defende que as novas datas sejam decididas em enquete com os participantes.
Abaixo, confira o passo a passo para se inscrever no exame:
Passo 1: Entre na página do participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/).
Passo 2: Clique na figura correspondente à palavra.
Passo 3: Preencha o campo com seu CPF.
Passo 4: Coloque sua data de nascimento.
Passo 5: Clique em "iniciar a inscrição".
Passo 6: O sistema mostrará sua data de nascimento e o nome de sua mãe. Se os dados estiverem corretos, clique em "próximo".
Passo 7: Se quiser, declare o nome de seu pai.
Passo 8: Preencha outros dados pessoais - sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade.
Passo 9: Preencha o Estado e a cidade onde nasceu.
Passo 10: Agora, coloque seu RG, Estado e órgão expedidor do documento.
Passo 11: Preencha seu CEP.
Passo 12: Confira se a rua e o bairro onde você mora estão corretos. Em seguida, coloque o número do prédio/casa e o complemento, se houver (apartamento, por exemplo).
Passo 13: Se você tiver alguma deficiência ou se for lactante, por exemplo, marque a opção "preciso". Caso não necessite de adaptações, clique em "não preciso". Depois, em "próximo".
Passo 14: Caso tenha selecionado "preciso" na etapa anterior, você será direcionado a uma tela com as opções de atendimento especializado. Escolha a sua.
Passo 15: Escolha se as questões da prova de língua estrangeira serão em inglês ou em espanhol.
Passo 16: Responda se já terminou o ensino médio ou se ainda está estudando.
Passo 17: Informe se estudou em escola pública ou particular (e se foi bolsista).
Passo 18: O Encceja é um exame que dá a certificação do ensino médio. Se você concluiu a última etapa da escola por meio da prova, marque "sim".
Passo 19: Informe qual o tipo de ensino (para jovens e adultos, regular, etc.) e o ano em que terminou o ensino médio. Se você ainda estiver estudando, a tela não aparecerá. Siga para a próxima etapa.
Passo 20: Informe o número de identificação social (NIS). Caso não o possua, clique em "não tenho NIS".
Passo 21: Nesta etapa, você precisará responder 25 perguntas sobre sua situação socioeconômica. São informações como renda familiar, escolaridade dos pais e características da residência (número de geladeiras, de cômodos, de moradores). São questões para que o Inep trace, posteriormente, um perfil dos candidatos do Enem.
Passo 22: A última pergunta é se você tem acesso à Internet. Depois de responder todo o questionário, clique em "próximo".
Passo 23: Confira se seus dados estão corretos e informe um telefone e um e-mail. Atenção: é por esses meios que o Inep entrará em contato com você e dará avisos importantes para a prova
Passo 23: Confira se seus dados estão corretos e informe um telefone e um e-mail. Atenção: é por esses meios que o Inep entrará em contato com você e dará avisos importantes para a prova
Passo 24: Escolha se quer fazer a prova impressa ou a digital (inédita).
Passo 25: Se você optar pela prova impressa, terá de informar o Estado e a cidade onde deseja prestar o exame.
Passo 26: Clique em "escolha sua foto" e selecione uma imagem do seu rosto. Ela deve estar salva no seu computador ou celular.
Passo 27: Último passo! Confira seus dados e, se estiverem corretos, clique em "enviar inscrição". Você será direcionado à tela de pagamento da taxa de inscrição, caso não esteja isento.
Taxas de inscrição
A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas, correios ou pela Internet.
Atenção: mesmo aqueles estudantes que obtiveram a isenção da taxa devem se inscrever no Enem.
Segundo o Inep, os candidatos que não pediram a isenção, mas que se encaixam em um dos critérios para receber o benefício, terão direito a ele mesmo sem a solicitação formal.
Outra mudança vale para aqueles que estavam isentos em 2019, mas que não compareceram aos dois dias de prova e não justificaram a ausência. A princípio, eles perderiam o direito à isenção neste ano. Mas, de acordo com o Inep, até mesmo esses estudantes poderão solicitar a gratuidade da taxa em 2020.
"A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital", informa o site da prova.
Cronograma do Enem
- Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
- Inscrições: 11 a 22 de maio
- Solicitação de atendimento especializado do Enem impresso: 11 a 22 de maio
- Solicitação para tratamento pelo nome social: 25 de maio a 1 de junho
- Divulgação do cartão de confirmação da inscrição, com os locais de prova: A definir data em outubro