ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

CUIDADORES DE IDOSOS


Uma das profissões que mais crescem no Brasil nos dias de hoje é a de CUIDADOR DE IDOSOS.
O nosso país está envelhecendo a uma velocidade muito grande. A taxa de natalidade está diminuindo muito e a expectativa de vida do brasileiro tem crescido bastante, principalmente pela qualidade de vida dos dias de hoje.
E nossa galerinha da terceira idade está precisando de cuidados e muito mais atenção.
Daí nasceu a necessidade de Cuidadores de Idosos, antes apenas técnicos de enfermagem ou até mesmo curiosos que entraram na profissão e com muito carinho, dedicação e atenção ao idoso passaram a ter um valor muito grande no mercado profissional. Hoje, estes cuidadores lutam pela legalização da profissão, afinal, o Brasil e nós iremos precisar muito deles.


Conhecemos uma profissional muito dedicada em Maricá e foi com ela que batemos um papo. O nome dela é FÁTIMA BERNARDOS (39), nascida em Campos do Goytacazes começou a vir para Maricá com 15 aninhos e depois de se casar está aqui há 17 anos.

CULTURARTEEN: Fátima, qual foi seu primeiro emprego?
FÁTIMA: Foi de doméstica.
CULTURARTEEN: Como e por que resolveu ser cuidadora de idosos?
FÁTIMA: Trabalhei em uma casa 11 anos. Entrei como doméstica e nessa casa morava um idoso. Ele estava acamado, com câncer. Eu comecei a cuidar dele e ali naquele momento, percebi que era isso que que eu gostaria de fazer. Fiquei cuidando dele até o falecimento. Após a morte deste idoso. comecei a trabalhar em outras casas para fazer o mesmo. E com isso foi aumentando mais minha vontade de cuidar de idosos. Na época quase não se ouvia falar sobre o curso de cuidador. E aí fiquei trabalhando em residências como cuidadora até fazer o curso.
CULTURARTEEN: Você é formada? Existem cursos específicos nesta área e existe algum de nível superior?
FÁTIMA: Sou formado sim. Fiz o curso Técnico do CETESG, certificado de acordo com a lei 9394 de 20 de dezembro de 1996 que regulamenta os cursos livres no país. Me aperfeiçoei em tudo que relaciona idoso como doenças: depressão, Alzheimer, doenças de Parkinson e outros. Para se fazer esse curso é necessário o ensino médio completo.
CULTURARTEEN: Qual a principal exigência para uma pessoa ser cuidadora de idosos?
FÁTIMA: A principal exigência é amar a profissão e se dedicar de corpo e alma. Se entregar a outra vida, que poderá ser muito dependente de você!
CULTURARTEEN: Quais os principais cuidados que um cuidador de idosos deve ter com seus pacientes?
FÁTIMA: Zelar pelo seu bem estar, ter paciência e principalmente muito amor e carinho.
CULTURARTEEN: Você é realizada profissionalmente?
FÁTIMA: Sim, sou realizada porque estou fazendo aquilo que amo: cuidar dos MEUS idosos.
CULTURARTEEN: Algum recado para os novos profissionais?
FÁTIMA: Bom, para quem está começando agora, meu recado é valorizar suas habilidades e capacidade adquirida e garantir seus direitos, respeitá-los tratando com carinho e muita paciência. Desejo boa sorte à todos os novos cuidadores e obrigado pela oportunidade dessa entrevista. Um beijo à todos vocês e aos leitores do CULTURARTEEN.
CULTURARTEEN: Nós que agradecemos e muito sucesso para você!