ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA LATINO AMERICANA


Na terça feira dia 21 de julho a partir das 18 horas no Plenário Joaquim José da Silva Xavier da Câmara Municipal de Maricá, acontecerá (com apoio do CULTURARTEEN) o ato solene de entrega das Moções de Louvor e Reconhecimento, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e dos 27 anos de fundação da UNEGRO. 

A União de Negros pela Igualdade – UNEGRO, foi fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, Bahia, por um grupo de ativistas do movimento negro para articular a luta contra o racismo, a luta de classes e combater as desigualdades de gênero, a luta em defesa dos direitos humanos, da cultura, do movimento de mulheres, da juventude, da liberdade religiosa, das comunidades tradicionais de quilombos, enfim, do conjunto das principais frentes de vivência da nossa condição de negras e negros nessa sociedade. Atuando em 24 estados brasileiros, hoje, 27 anos depois, a UNEGRO se tornou uma referência internacional e tem cerca de 10 mil filiados em todo o país.
Nestes 20 meses de fundação do Núcleo UNEGRO Maricá, já estamos participando ativamente da política da cidade, no Conselho Municipal de Direitos Humanos, no Conselho Municipal da Diversidade Racial, das Conferências Municipais de Cultura, da Cidade e Diversidade Racial contribuindo de forma significativa para a construção de uma sociedade Maricaense mais plural e igualitária.
Nestas comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e dos 27 anos da UNEGRO, o Núcleo UNEGRO Maricá, em Ato Solene na Câmara de Vereadores da cidade, entregará 05 (cinco) Moções de Louvor e Reconhecimento, com as quais serão homenageadas as seguintes mulheres:

- MÁRCIA LIMA GONÇALVES 
Iyalorixá – Moradora de São José do Imbassaí, Zeladora da Comunidade de Terreiro Casa das Águas, que desenvolve vários projetos culturais e ambientais, entre eles Oficina de Jongo 

- IZABEL CRISTINA OLIVEIRA DA CONCEIÇÃO SILVA
Jornalista, nasceu na cidade de Maricá, em 1976, é casada com o professor e ator Perceu Silva e mãe de três filhos Tales, Péricles e Isadora. É professora do ensino fundamental e jornalista, profissão que exerce atualmente. A Jornalista, IZABEL OLIVEIRA, como é conhecida no meio jornalístico, realizou várias reportagens de cunho comunitário no final da década de 90 pela extinta TV Barraleste. Depois disso, trabalhou em jornais diários, como O São Gonçalo. Atualmente está no cargo de Coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Maricá. 

- JÔ BORGES 
Cantora – Moradora de Itaipuaçú, participa ativamente da maioria das festividades da cidade, está prestes a lançar o seu primeiro CD, muito talentosa e amada pelos seus fãs. 

- ROSEMARY ALVARENGA DE SANTANA – TIA MARY 
Professora, nasceu em 1955, moradora de Maricá há 32 anos, atualmente no bairro do Flamengo. É Administradora do Grupo de Capoeira Filhos da Lua, auxiliando o Mestre Dico, há 26 anos. Preparando lanches, incansavelmente cuidando de todas as crianças e atendendo aos pais, uma grande parceira de todas as horas, trabalha também com Pintura em Tecido, Confecciona Bisqui, é Mãe de um casal de filhos.

- KÁTIA COSTA DE OLIVEIRA 
Servente, nasceu em 1962, moradora de Maricá há 01 ano. Atualmente trabalha no Centro de Esportes e Artes Unificados – CEU das Artes da Mumbuca. O que mais gosta de fazer é ficar com netos, é Mãe de três meninas – Kelly, Mariana e Mariany. Muito querida por todos, está sempre com um sorriso aconchegante que cativa a todos que trabalham com ela. Todas as homenageadas se destacam pela contribuição na defesa dos direitos humanos, da inclusão social, da cultura, da liberdade religiosa, da eliminação da discriminação racial e homofobia.

PROGRAMAÇÃO:
18h - Chegada dos Convidados, recepção das homenageadas e serviço de coffee break; apresentação da Capoeira Filhos da Lua de Mestre Dico;
18:30h - Abertura da Cerimônia com a formação da Mesa com as autoridades presentes, execução do Hino Nacional e uma pequena saudação das autoridades;
19:00h - Formação da Mesa de Palestrantes e Homenageadas;
20:00h - Entrega das Moções de Louvor e Reconhecimento;
20:30h - Desfile de Moda Afrobrasileira com as meninas Ana Beatriz, Anny Hellen, Bárbara Julian e Raphaella Santiago;
21:00h - Encerramento.
Raphaella e Aduni
A organização do evento é de Aduni Benton presidente da Unegro Maricá, Filhos da Lua (Mestre Dico), Cia. É Tudo Cena, Bombom Lessa e Raphaella Santiago.
 
Bombom Lessa e Raphaella Santiago

Este belissimo evento tem também o apoio da MISTER MÔNACO AGROPECUÁRIA, CÂMARA DOS VEREADORES DE MARICÁ, PREFEITURA DE MARICÁ e do CULTURARTEEN.