ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Parceria com o Senai garante novos cursos técnicos em Maricá

São 80 vagas para os cursos de hidráulica e instalação elétrica residencial

A prefeitura de Maricá deu mais um passo importante para ampliar a formação de mão de obra qualificada na cidade. Em parceria com o Senai, o município vai realizar vários cursos técnicos destinados aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 8ª fase do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal de ensino. Os dois primeiros cursos são de instalação hidráulica residencial, que tem a aula inaugural na próxima segunda-feira (21/2), e instalação elétrica residencial. Cada curso tem a duração média de 45 dias, com aulas de terça a quinta-feira, nos turnos da manhã, no horário das 8 ás 12 horas, e à tarde, das 13 às 17 horas. Estão sendo disponibilizadas, a princípio, 80 vagas no total, sendo 40 para cada curso. As inscrições estão sendo feitas diretamente nas escolas. Cada aluno só pode fazer um curso por vez.

Segundo o representante do Senai, Washington Luiz da Cruz, a qualificação da mão de obra local é um dos principais objetivos do prefeito Washington Quaquá,e que motivou o convênio com a instituição. Ele afirmou que esses novos cursos complementam o curso técnico em edificações, que funciona na escola Joana Benedita Rangel, no Centro. Esses profissionais são muito valorizados e requisitados pelas empresas, principalmente no setor de construção civil.

“Hoje há carência no mercado de profissionais de nível básico e nível básico, como pedreiro, eletricista, mecânico, entre outros. Com a implantação desses dois novos cursos, teremos profissionais mais completos, bem mais qualificados para disputar as milhares de oportunidades de emprego que estão surgindo com a implantação do Comperj, por exemplo, como idealizou o prefeito Quaquá”, afirmou o representante do Senai, que participou de uma reunião com os alunos do CAIC Elomir Silva, em São José, nessa quarta-feira (16/2).

Segundo o subsecretário de Educação, Luis Claudio da Silva, o objetivo é ampliar os cursos que serão ministrados em pólos montados em todos os distritos. As aulas do curso de instalação hidráulica residencial, que começam no próximo dia 22 de fevereiro, acontecerão no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), em São José de Imbassaí. Já o curso de instalação elétrica residencial, que tem início previsto para 23 de março, será montado na escola João Monteiro, pólo de Itaipuaçu. A aula inaugural desse curso acontece no dia 15 de março, na escola Darcy Ribeiro, em Inoã.

“Essa é uma idéia que está sendo desenvolvida como iniciação ao trabalho dos estudantes do 9º ano e da 8ª fase do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A meta que estamos buscando é termos pólos de ensino técnico em todos os distritos do município”, explica Luis Claudio.

Texto Denilson Santos