ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MARIANA FICA EM SEGUNDO EM MARICÁ. PEDRO VENCE!

Atletas vascaínos conquistam medalhas em Maricá.

Mariana Mello participou ontem de prova de abertura do campeonato estadual de maratonas aquáticas, num percurso de 3,5 km na lagoa do Boqueirão em Maricá. Mariana foi a segunda colocada na categoria júnior e a décima primeira no geral feminino.

Pedro Mello participou da mesma prova sendo o primeiro colocado na categoria infantil masculino, mas apenas o 46º na classificação geral.

Nesta segunda feira, 21 de fevereiro, os irmãos descansaram, mas já na terça feira dia 22, retomam a dura rotina de treinamentos com vistas a participação de ambos na etapa de abertura do campeonato brasileiro de maratonas aquáticas, quando irão nadar 5 km no balneário de Porto Belo em Santa Catarina no dia 13 de março.

Mariana, que no dia 13 de fevereiro passado tornou-se a mais jovem atleta a completar a prova de 88km do campeonato mundial de maratonas aquáticas na Argentina, chegou a liderar a prova de Maricá, mas ao final sentiu o degaste provocado por sua conquista anterior e foi perdendo posições no trecho final da competição. Já o seu irmão, que estava há uma semana sem treinar devido a uma otite que ainda não está curada, nadou no sacrifício, e, embora não tenha marcado pontos no geral masculino conseguiu vencer na sua categoria, e estava tranquilo após nadar os 3,5 km da prova.

Atletas elogiam prova realizada em Maricá

Sol forte, água morna e um dos locais mais bonitos do Estado ao redor. Esses foram alguns dos ingredientes que os 200 nadadores encontraram na Lagoa do Boqueirão, em Maricá, durante a volta a Ilha de Jacaroá, prova que abriu oficialmente o Campeonato Estadual de Maratonas Aquáticas, no domingo (20/2). A prova faz parte do Projeto Verão que, desde o dia 30 de janeiro, realiza atividades esportivas nas praias e lagoas do município. O evento foi organizado pela Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ) e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), em parceria com Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Esporte.

A primeira disputa da prova foi a mini-travessia, com um percurso de 600 metros, que reuniu vários iniciantes no esporte. O grande destaque foi o atleta maricense Pedro Mello (Vasco da Gama), que venceu a prova na categoria infantil, mas ficou em 46ª colocaçação na classificação geral. No masculino adulto, o vencedor foi Rodrigo Corrêa Filho, da Academia Djan Madruga, com Ruam Soares Medeiros do Santos (Aquacenter) em segundo e Armando Alberto Rodrigues (Fit Side) na terceira colocação.

No Feminino adulto, a nadadora Stephanie Gomes Pereira, subiu no lugar mais alto do pódio, seguida pelas atletas do Botafogo Camila da Silva Glangeia e Mariana Banharo. A prova foi muito elogiada pelos atletas, onde muitos deles nadaram pela primeira vez em Maricá. Além disso, o domingo de sol forte foi um atrativo a mais na competição.

“Prova foi inédita. Um percurso desafiador e desconhecido da maioria dos nadadores. São essas provas que nos inspiram a continuar treinando e se esmerando a melhorar cada verz mais nesse esporter”, garante Raul Gerardo Duran, 4º lugar no masculino adulto.

A atleta maricaense Mariana Mello, se destacou novamente na prova. Ela foi a segunda colocada na categoria juvenil e a 11ª no geral feminino. Segundo o seu técnico, o professor Ricardo Ratto, ela começou a prova entre as primeiras, mas não aguentou o ritmo e foi ultrapassada pelas adversárias.

“A participação na maratona aquática de Hernandarias, na Argentina, com um percurso de 88 quilômetros, desgastou muito a Mariana, que nadou mais de 15 horas. Ela se tornou a mais jovem nadadora a completar esse percurso que é um dos mais longos e difíceis do mundo. Isso tudo prejudicou o seu desempenho. Mas como um das três atletas que chegaram na sua frente é júnior, a regra da CBDA estabelece que Mariana assuma a primeira colocação”, explica o treinador.

O pódio de Mariana e Pedro Mello não ajudou o seu clube, o Vasco da Gama, a ficar com o primeiro lugar por equipes, conquistado pelo Botafogo F. R. que acumulou 180 pontos nessa prova em Maricá. Mas o campeonato Estadual de Maratonas Aquáticas está apenas começando, e promete muita disputa e emoção nas próximas etapas no decorrer do ano.
Texto: Denilson Santos e Arley Melo Fotos: Paulo Polônio