ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SÂMARA MONTENEGRO - EXPOSIÇÃO NO PARQUE LAGE RESGATA PRESÍDIO DA FREI DA CANECA

Exposição no Parque Lage

Enquanto acompanhava a implosão do centenário Complexo Penitenciário Frei Caneca, o mais antigo do país, Carlos Vergara aprisionava os registros que fazia em vídeos e fotografias das explosões e escombros em seu ateliê em Santa Teresa, de onde podia avistar o presídio.
Passado mais de um ano de cumprimento de pena, os registros, que desde março do ano passado vinham se tornando obra de arte nas mãos do artista, foram libertados e estão na exposição intitulada “Projeto Liberdade” a partir de HOJE, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), precisamente na Cavalariça, partes interna e externa, e na capela que hoje funciona como carpintaria do parque.

As portas abertas da Cavalariça do Parque Lage: obras dentro e fora delas

A instalação é composta por 32 portas de celas, fotos e pinturas criadas sobre monotipias feitas no presídio, além de vídeos e trabalhos de menores infratores.
A entrada da Cavalariça do Parque Lage, com as principais instalações da exposição

Vergara filmou e fotografou tanto a implosão da maior parte do Complexo, em março do ano passado, quanto a do Pavilhão Helio Gomes, ocorrida em julho. Após a segunda implosão, ele percorreu os escombros onde realizou monotipias, que serviram de base para as pinturas realizadas depois em seu ateliê. Ainda no local, fotografou e filmou o que restou do presídio, acompanhado por uma equipe integrada pelo fotógrafo Eduardo Masini e as diretoras de televisão Fernanda Scalzo e Inês Vergara.

As fotos criadas sobre monotipias emolduradas pelos portões do presídio, resgatados dos escombros

Um dos corredores do presídio, quando ele ainda existia


Na abertura da exposição, que acontece HOJE, será realizado às 16h um bate-papo comJulita Lemgruber, Vera Malaguti, Nilo Batista e Técio Lins e Silva.

SERVIÇO:
Projeto “Liberdade”, de Carlos Vergara
Cavalariças do Parque Lage
De segunda a quinta, das 12h às 20h
Sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h
Entrada franca