ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

domingo, 15 de maio de 2011

Maricá abre inscrições para cursos de iniciação profissional

São 60 vagas distribuídas para os cursos de pedreiro, de instalação hidráulica predial e instalação elétrica residencial, que serão ministrados pelo Senai

A prefeitura de Maricá, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), abriu as inscrições para os cursos de Pedreiro, Instalação Hidráulica Predial e Instalação Elétrica Residencial. São 60 vagas para os cursos direcionados para formar mão de obra no setor de construção civil, que registra uma carência de profissionais especializados em toda região, principalmente para trabalhar no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas na sede do Senai (anexo do CEM Joana Benedicta Rangel), que fica na Rua Álvares de Castro, 900, no bairro Araçatiba, às quartas-feiras, das 9 às 16 horas, e às quintas-feiras, das 13 às 16 horas.

Para o secretário de Educação, Marcos Ribeiro, o mais importante é ofertar aos alunos e aos moradores cursos que dão oportunidade de trabalho. “Também acabamos trazendo para a escola pessoas que estavam há muito tempo sem estudar. Os cursos acabam servindo como estímulo”, disse

Os interessados devem se apressar, pois as vagas são limitadas. Estão sendo disponibilizadas 20 vagas para cada curso. Para ser selecionado, o candidato deve cumprir algumas exigências, como ter 14 anos completos para estudar no turno do dia e 16 anos completos para o turno da noite, além de apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos: Xerox de identidade, do CPF e comprovante de residência e também de escolaridade, que deve ser a partir do 5º ano do Ensino Fundamental.

O curso de instalação hidráulica predial será realizado no período de 23 /5 a 28 de junho, e as aulas serão de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. Os candidatos devem ter idade a partir de 14 anos e a escolaridade exigida é o 5º ano do Ensino Fundamental. O curso de pedreiro será realizado no período entre 06/6 e 20 de julho, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30min. Os alunos devem ter 16 anos e a escolaridade exigida é o 5º ano do Ensino Fundamental. Já para o curso de instalação elétrica residencial, o aluno também deve ter 16 anos e ter concluído ou estar cursando o 8º ano do Ensino Fundamental. As aulas acontecerão no período de 06 de junho a 05 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30min.

Texto: Denilson Santos    Fotos: Paulo Polônio