"Saber pensar"
“Matrix” (The Matrix) é um filme famoso da década de 90, que combinou com notável talento e competência, ficção, filosofia e efeitos especiais de última geração. O filme retrata um mundo no qual as pessoas achavam que viviam suas vidas normalmente porque suas mentes estavam sendo manipuladas para que pensassem assim. Dessa forma, a humanidade imaginava estar vivendo, quando na verdade “vivia” sonhando. Transpor essa história do cinema para a realidade é insanidade própria dos loucos, dirão todos; mas essa reação é exatamente a mesma que as pessoas enganadas do filme “Matrix” tinham perante a verdade.
“Matrix” existe sim na vida real e, da mesma forma como no filme, a humanidade não acredita. A diferença é que no filme havia um “escolhido” para salvá-la, e na vida real não há. A verdade inconveniente é que todos somos vítimas durante toda a vida de inúmeras estratégias de manipulação, a serviço dos mais espúrios interesses. Gostem, ou não, o mundo é assim e a esmagadora maioria das pessoas foi, é, e continuará vivendo dominada e controlada pela
mentira e pelo engano porque somente pouquíssimas pessoas se libertam, pois para isso é preciso conhecer a verdade “verdadeira”. Mas, para alcançar a verdade “verdadeira” é preciso “saber pensar”. E para “saber pensar” é preciso ter coragem, muita coragem.
Pensar é uma questão de raciocínio. “Saber pensar” é questão de coragem – por isso somente poucos conseguem, pois como bem profetizou o grande filósofo – “... a verdade é feia!...” Eu acrescentaria - “... por vezes, horrorosa!...”
“Você “sabe pensar”?”
]Então, vejamos:
“Em que você acredita?” (Certamente você acredita no que é verdadeiro porque se não for, aí você já está em apuros).
Portanto, já que você acredita no que é verdadeiro, não haverá qualquer problema em investigá-lo, não é mesmo?
“Aceita o convite, ou prefere um desafio?”
Outra verdade muito inconveniente é que a maioria absoluta das pessoas foge tanto do convite, como do desafio. Muitos inclusive nem conseguirão ler até aqui.
A vida real é dominada pela manipulação, que encontra terreno fértil na mente das pessoas porque elas cometem o grave erro de acreditar sem questionar e sem duvidar.
A conseqüência mais branda de tudo isso está no sofrimento das inúmeras vezes em que as pessoas se frustram, se decepcionam e são seriamente prejudicadas, em decorrência das mentiras descobertas, as quais lhes foram vendidas como verdades, ao longo de suas vidas!
Entretanto, isso não é nem o começo!
“Saber pensar” é um exercício e um aprendizado. Um exercício de muita coragem e um aprendizado de Lógica – por isso, estude! Estas são as ferramentas necessárias para a realização da principal ação de “saber pensar” que é investigar; e a dialética de investigar a verdade requer a postura adequada – o ceticismo.
Ser cético não é ser pessimista, nem incrédulo, pois ser pessimista é sempre considerar o pior cenário, e ser incrédulo é não ter fé. Ser cético é sim questionar, e questionar é não aceitar algo como verdadeiro que não tenha sido submetido ao rigor do raciocínio lógico e objetivo.
Se você chegou até aqui deve estar se perguntando o porquê de tanto sofrimento para saber a verdade. Saber a resposta implicará que você a investigue, e para isso precisará “saber pensar”.
Duvide! Questione!
O mundo é cheio de mentiras que encaixadas de forma correta em meias verdades, te conduz a decisões erradas, que irá influenciar sua vida e a vida de quem depende da sua decisão.
Continuaremos a falar sobre "SABER PENSAR".
Boa Leitura.
Jacques Alexandre