ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Moradores de Maricá participam do Dia do Desafio

O evento é uma maneira de unir e estimular a maior quantidade de pessoas em atividades físicas e lúdicas, como meio de combater o sedentarismo.

Os moradores de Maricá acordaram cedo e mostraram muita disposição para praticarem 15 minutos de exercícios físicos, durante o Dia do Desafio, realizado nesta quarta-feira (25/5) das 7 até às 17:30 h, em vários pontos da cidade. As atividades foram realizadas com o apoio das Secretarias de Esportes, de Educação, de Direitos Humanos (Casa da 1ª e 3ª Idade) e Subsecretaria da Cidade Educadora.

Com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”, o evento, que é realizado em parceria com o SESC, propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. O grande desafio dos cerca de 117 mil habitantes de Maricá este ano é superar a cidade de Punta Arenas, do Chile, e manter o ranking de vitórias em participações no evento, que acontece desde 1995. Durante todo o dia, média de público do município nas atividades, que são gratuitas, foi de 70%.

Segundo o secretário de Esportes, Aldair Machado, o Dia do Desafio é uma maneira de unir e estimular a maior quantidade de pessoas em atividades físicas e lúdicas, como meio de combater o sedentarismo. “Todos podem participar e vale qualquer atividade, como caminhar, andar de bicicleta, nadar, dançar, correr, jogar bola, fazer ginástica, participar de gincanas, jogos ou brincadeiras. É só escolher a atividade fazer o exercício durante 15 minutos”, explicou o secretário.

As atividades físicas em Maricá mobilizaram moradores de vários bairros da cidade. Foram realizadas atividades como alongamento para a 3ª Idade, em Guaratiba e Bambuí; Alongamento e Ginástica, no Centro; Aula de Yoga para a 3ª Idade, em São José de Imbassaí; Aula de Alongamento para a 3ª Idade, no Recanto em Itaipuaçu; Aulas de Atletismo, Futebol de Campo e Handebol, no bairro Spar; Aulas de Vela, Remo e caiaque, no Boqueirão; Aulas de Futsal, Voleibol e Queimada, em Cassorotiba; Aulas de Handebol, Voleibol e Queimada, em Itaipuaçu (Rua 83), Recreação, no bairro da Amizade; Estafetas/Jogos, em Itapuaçu; Recreação e Estafetas, em Bananal; Aulas de Atletismo e Basquete, em São José de Imbassaí; Aulão de Ginástica 3ª Idade, no Centro; Estafetas/Jogos, em Ubatiba; Aulas de Karatê, em São José de Imbassaí; Atividades Recreativas e Jogos Coletivos no C.E. Eliziário Matta; Natação e Atividades Recreativas no Colégio Cenecista Maricá; Aulão de Hidroginástica no Centro; Aula de Natação de também no Centro; Aula de Yoga no bairro Guaratiba e Aulão de Capoeira, no Centro.

"Queremos mostrar para as pessoas que praticar atividade física pode ser um momento prazeroso em busca da qualidade de vida e do bem estar social do cidadão", afirmou Ricardo Viana, que coordenou o Dia do Desafio em Maricá.

Texto Denilson Santos    Foto Clarildo Menezes