ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Vereador Fabiano Novaes propõe criação do "Mumbucão: Uma ideia legal pra cachorro"

Vereador Fabiano Novaes e sua paixão por animais, em especial por cachorros

Não é de hoje que vemos em Maricá notícias de cães e gatos abandonados ou, ainda, pedidos de ajuda de moradores que, voluntariamente, se solidarizam com esses animais e, sem qualquer apoio das mais diversas instâncias de governo, acolhem e oferecem cuidados a eles. 

Nas duas últimas semanas, o jornal Barão de Inohan (co-irmão do Informativo CulturarTEEN) tem feito publicações sobre cães e gatos envenenados em diversos bairros de Maricá.
Vereador Fabiano Novaes em projetos com animais

Sensibilizado com estes problemas e por ser eximiu cuidador e adestrador de animais, o Vereador Fabiano Novaes (PSD/RJ), em sua proposta de mandato participativo e ouvindo diversos moradores de Maricá, principalmente protetores de animais, apresentou na quarta feira 19 de agosto, na sessão on line da Câmara de Maricá, auma Indicação Legislativa onde o município poderá vir a oferecer um valor em moeda Mumbuca, carinhosamente apelidada de Mumbucão para ajuda à estes animais e suas cuidadoras e/ou protetoras.


O Mumbucão, além de fomentar o comércio local, ajuda aqueles moradores de Maricá que voluntariamente abrigarem e cuidarem de animais abandonados. Os mesmos devem passar por um prévio cadastro na Coordenadoria de Proteção Animal. A iniciativa recebeu apoio tanto dentro do Governo Municipal, que é ciente das dificuldades em garantir cuidados a grande quantidade de animais abandonados, bem como aos protetores de animais, que precisam de algum auxílio. 


“Sentimos que essa parcela da população tão engajada à questão animal precisava de ajuda. Sabemos das dificuldades dos protetores de animais, principalmente nesse período de pandemia. Também, a grande vantagem do Mumbucão é que permite a eles definirem as prioridades de gastos, que variam em cada situação e podem ser melhor direcionadas conforme a necessidade de cada caso, para ração, castração, ou outros itens por exemplo”, disse o vereador Fabiano Novaes, autor da Indicação Legislativa.

Vereador Fabiano Novaes (durante sua passagem pela PM do Rio de Janeiro)