ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

ESTOU SUPERANDO A TERRÍVEL DEPRESSÃO, COM AJUDA DE DEUS E DE VOCÊS!


A depressão (conhecida como a doença do século), mata muito mais do que qualquer pandemia em todo o mundo, só que, na maioria das vezes, é uma doença silenciosa, e algumas pessoas até conseguem ter uma vida "digamos normal", conseguem sorrir, conseguem se socializar, porém, seu interior está moído, destruído e só quem tem, só no corpo e na alma que habita esta depressão, é que sabe seu peso, sua dor e suas consequências.

O CulturarTEEN já fez diversas matérias sobre o assunto e nunca se furtará a fazer outras, como grande alerta. Nesta matéria, o relato forte da professora Cintia Rodriguez, amiga por muito anos do jornalista Pery Salgado, que mais uma vez servirá de alerta para nossos leitores:

"Como todos sabem, ajudo minha mãe com o brechó que é da Igreja Santa Rita de Cássia situada rua 89 de Itaipuaçu. 

Minha mãe trabalhava na igreja com o brechó e com a redução das missas, ela teve a ideia de fazer o brechó virtual. Ela vendo minha situação, de ficar em casa chorando o dia inteiro, dormindo demasiadamente por causas dos calmantes fortes para evitar as crises constantes, ela resolveu me pedir ajuda através das ordens médicas do meu psiquiatra para poder ajudar no meu tratamento de depressão profunda, síndrome do pânico e ansiedade.

Por isso o brechó é virtual não somente por causa da pandemia, mas pelos meus problemas psicológicos e como foi a primeira semana do brechó as postagens foram feitas todos os dias, mas infelizmente feitas na maioria das vezes, pela minha prima Priscila que faz as postagens através do meu celular, pois tem dias que minhas crises são tão fortes que vivo a base de calmantes, e por isso as postagens foram reduzidas apenas para dois dias da semana, para que se eu não consiga fazer as postagens, eu não prenda a minha prima, porque não estou sempre bem e caso não aconteça as postagens nos dias marcados eu peço desculpas pois tomo medicações muito fortes.

Não é fácil para mim vir aqui e fazer esse desabafo, mas quero deixar bem claro que sou uma pessoa que luta há um ano com essa doença que vem silenciosamente e que muitos passam pelo mundo aí fora.

Nunca pensei em fazer tratamento com psiquiatra e psicólogo e aqui estou e isso não é falta de Deus. Isso é uma doença. Uma doença muito séria que se não for tratada corretamente leva ao suicídio, onde um dia cheguei a esse ponto, pensei sim, confesso, não tenho vergonha, mas com a ajuda de Deus e meus familiares estou aqui viva e fazendo tratamento há um ano, mas com a entrada da pandemia eu fiquei muito mal a ponto de não conseguir sair de casa e ter muitas crises fortes.

Por isso o agendamento no brechó, e pela pandemia e também pelo tempo da minha mãe para fazer os atendimentos. Minha parte é mais virtual sem muito contato externo com mundo pois ainda não estou preparada, estou em tratamento e melhorando graças à Deus. E por isso que muitas vezes não sou eu quem faz as postagens e sim minha prima Priscila.

Mas com ajuda de Deus e Nossa Senhora vou vencer essa doença tão difícil.

Deixo aqui meu desabafo e a agradeço a compreensão de todos.

Não tire conclusões antes de saber o que realmente está acontecendo. Nem sempre através de um celular com seu nome é você quem usa. Agradeço muito a minha prima Priscila e a minha sobrinha antes de conseguir emprego a ajudar nesse projeto tão bonito da Igreja Santa Rita de Cássia que minha mãe tem tanto orgulho de vivenciar em sua vida e eu sou apenas uma coadjuvante.

Agradeço primeiramente a Deus por me amar e não deixar desistir nos dias difíceis, Nossa Senhora que me pega no colo e cuida de mim como mãe mostrando que é apenas uma fase que vai passar e vou vencer.

Aos meus familiares, meu marido Humberto, mãe Fátima, irmã Maura, sobrinha Marcelle, minha prima Priscila, meu cunhado Ulisses, minha tia Lucineia que se desdobraram para cuidar de mim e não me deixar sozinha em nenhum minuto por causa da minha doença e vivenciar minhas crises que não são fáceis e por todo amor e paciência. Pela minha filha Maria Heloísa que com seu sorriso me faz lutar todos dias pela minha vida pelo amor infinito que sinto por ela, presente de Deus em minha vida.

Ao Padre Francisco por ter muita paciência em me ouvir e me aconselhar. Ao meu psiquiatra que tem muita paciência com minhas crises e com meu tratamento. E aos amigos que me ligam ou mandam mensagens todos os dias para dizer o quanto me amam e valorizam minha amizade. O meu muito obrigado. 

É uma apenas uma fase que um dia vou dizer com muito orgulho: Eu Venci. Enfim desabafei!!!"

AOS MEUS QUERIDOS AMIGOS DA VIDA:


"Finalmente tive coragem de desabafar sobre a minha doença e por tudo que passei e passo.

Vi quanto sou amada, estou chorando de felicidade porque vi que onde eu passei eu deixei muita coisa boa, muito amor, carinho e ternura. Fiz muitos amigos pela estrada da vida, ver pessoas com quem eu estudei desde criança e que somos amigos até hoje, amigos da infância que também são amigos até hoje. Meus alunos queridos de informática que não me esqueceram, alunos da escola que trabalho que já se formaram mas se tornaram amigos, mães de alunos que se tornaram amigas, pessoas que já trabalharam comigo e hoje são meus amigos, amigos que trabalham comigo, amigos de cursos, amigos da igreja, amigos da espiritualidade, amigos por onde passei, e minha amada família.

Enfim tantos amigos que fiz nesses 40 anos de vida que a alegria que meu coração viveu em saber que por onde eu passei deixei lembranças boas, amor, carinho e ternura. Saber que sou tão querida e saber que só deixei um caminho de flores por onde passei me faz mais forte para lutar.

Obrigado à todos por cada palavra pelo zap e face que vocês me deram. Nossa, vocês me deram muito mais força para lutar por saber que só fiz o bem e deixei amor me faz querer lutar para continuar a minha trajetória de amor e ternura para com todos. O meu muito obrigado. Hoje estou chorando, mas hoje é de muita, muita felicidade."

Após a matéria publicada na noite da quarta feira 26 de agosto de 2020, Cintia, emocionada enviou a seguinte mensagem ao jornalista Pery Salgado:

"Oi meu querido amigo, estou em tratamento, mas saber que sou tão querida e ver a preocupação de todos está me fazendo lutar pela vida.

Obrigado meu amigo pelo seu carinho e atenção comigo. Somos amigos tantos anos e ver seu carinho e atenção por mim mostra realmente que a minha caminhada valeu à pena porque fiz maravilhosos amigos pela minha jornada de vida. O meu muito obrigado pelo apoio e carinho. Beijos no seu coração."

Se cuide menina!