ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

SORORIDADE: TODAS JUNTAS PELO FIM DA RIVALIDADE FEMININA #MexeuComUmaMexeuComTodas

ENTENDA O QUE QUER DIZER SORORIDADE, PALAVRA QUE NÃO ESTÁ NO DICIONÁRIO, MAS FAZ PARTE DA VIDA DAS MULHERES


A palavra “sororidade” ainda causa certa estranheza para os que a escutam pela primeira vez, mas se torna cada vez mais presente no dia a dia de quem acompanha o movimento feminista. A semelhança com "solidariedade" não está só na gramática. De fato, uma coisa está ligada à outra. Sororidade, com todos esses érres, refere-se à união entre as mulheres e a solidariedade, claro, entra nessa conta.

Com base na empatia e no companheirismo, a sororidade faz parte de um dos princípios básicos do feminismo. Afinal, "juntas somos mais fortes". Por isso, se quisermos igualdade de gêneros – direito ao nosso corpo, salários iguais, responsabilidades divididas, mais oportunidades –, precisamos praticar esses conceitos com as nossas semelhantes. Para isso, evite, por exemplo, julgar a outra pela roupa usada ou culpar uma mulher pelo fim de um relacionamento, que se reflete na sentença: “Ela foi o pivô da separação”. 

Em 10 anos, as buscas pela palavra no Google cresceram 418 vezes no Brasil. Ela é o catalisador da mudança de uma realidade em que a rivalidade feminina ainda é estimulada desde a infância. 

A seguir, veja alguns exemplos de movimentos protagonizados por mulheres que traduzem o termo na prática. 

#MexeuComUmaMexeuComTodas
A hashtag foi uma das reações à denúncia de assédio da figurinista Su Tonani contra o ator da Globo José Mayer. No mesmo dia que a notícia veio a público, atrizes da mesma emissora vestiram camisetas com os dizeres “Mexeu com uma, mexeu com todas” e postaram fotos em suas redes sociais em apoio à figurinista. Nas manifestações de rua, ela foi repetida aos montes.

#MeToo
Mais uma hashtag (usada no Brasil como #EuTambém) que impulsionou mulheres a relatar suas histórias de abuso sexual nas redes sociais. Dessa vez, o gatilho foi a denúncia de assédio que derrubou o produtor hollywoodiano Harvey Weinstein. O movimento tomou conta de eventos como Oscar, Globo de Ouro, Festival de Cannes, entre outros, que viraram palco de protesto. 

Time’s Up
Em apoio ao #MeToo, um grupo formado por mais de 300 atrizes, produtoras e executivas da indústria do cinema criou um plano de ação contra a violência sexual. O projeto Time's Up foi lançado no primeiro dia de 2018 por meio de um comunicado assinado por mulheres do show business americano, como Natalie Portman, Reese Witherspoon e Emma Stone. 

Beta, o robô feminista 
Quando uma pauta importante para as mulheres está para ser debatida pelos governantes em Brasília, Beta (ou Betânia) envia mensagens aos seus seguidores com instruções e estratégias para se posicionarem. Essa é a ideia da ferramenta, que age por meio do inbox do Facebook e auxilia e informa as mulheres sobre os seus direitos. 

Teoria do brilho
O termo em inglês shine theory foi cunhado pela jornalista norte-americana Ann Friedman para propor a sororidade também no ambiente de trabalho. Segundo ela, o objetivo é apoiar e exaltar o sucesso das colegas para que todas consigam brilhar juntas. A estratégia foi adotada durante o mandato do presidente Barack Obama. Com o intuito de assegurar que suas ideias não fossem roubadas, quando uma das mulheres do governo fazia uma declaração, as demais repetiam, dando crédito à autora.

Em Maricá
Recentemente a Deputada Estadual Rosângela Zeidan que vem passando por problemas em sua vida pessoas, mencionou num texto a palavra SORORIDADE, onde muitos do que leram não entenderam, o nos provocou a fazer esta matéria explicativa. E Zeidan (de vida nova), pede que a as mulheres vivam a SORORIDADE sempre!


"É público o momento por que estou passando na minha Vida pessoal e quero enfatizar que nós mulheres devemos viver a sororidade sempre. Agradeço a tod@s pelas mensagens que recebi hoje de apoio e solidariedade. Toda mulher que já sofreu o que estou vivendo sabe da dor presente em mim agora.

Não há guerra nenhuma entre mim e Quaquá (seu ex-marido) como diz a grande imprensa. Temos um filho juntos, uma história política e de vida e isso ninguém pode nos tirar. Somos amigos e parceiros políticos!!

Apenas recebo esse momento como um renascimento. Como Fênix estou renascendo para uma novo ciclo de minha Vida muito maior que tudo isso."