ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

domingo, 30 de agosto de 2015

FESTIVAIS E MPB PERDEM IVÂNIA CATARINA


A Música Popular Brasileira e mundo dos festivais da canção sofreram uma grande perda neste sábado (30). A cantora e compositora Ivânia do Nascimento Catarina, 2º lugar e melhor intérprete no Festican 2015 faleceu, após alguns anos na luta contra um câncer.

Nascida em Belo Horizonte, irmã do cantor Vander Lee, Ivânia tem, junto com seu marido Carlos Gomes, um vasto histórico de prêmios em grandes festivais por todo o Brasil, insclusive no Festival da Canção de Barroso, onde conquistou muitos prêmios, inclusive o 1º lugar na 30ª edição, em 2013. A cantora era muito querida do público barrosense e fez muitos amigos na cidade.

Esteve em quatro edições do Festival Nacional de Voz e Violão em Maricá, produzido pela PR Produções (2003, 2004, 2005 e 2008) onde conquistou o título de 2005 e o título de melhor intérprete em 2008.

Os amigos da música lamentaram a perda, entre eles, o barrosense Renato Ferreira. "A Ivânia foi um ícone dos festivais. Foi uma honra já ter dividido o palco com ela. Com certeza é uma grande perda para a música brasileira", afirmou. Outro participante do Festican 2015, Vinícius Paes, de Sorocaba, também manifestou sua tristeza. "Que notícia mais triste para a Música Popular Brasileira. O brasil pedeu uma de suas maiores interpretes. A última vez que a vi cantar foi no Festival de Barroso, no final do mês passado, aliás encantou.... e ficou com o merecido prêmio de segundo lugar".

Em seu site, estava publicado um trecho de uma crrônica em que a cantora declarava seu amor pelos festivais. "Festival tem uma magia que só participando é que a gente sabe. A vontade de dar  o nosso  melhor é o que nos impulsiona sempre. Ali essa vontade era  ainda maior, por isso o nervosismo poderia atrapalhar. Éramos os únicos representantes do Brasil e isso colocava em nossas mãos uma grande responsabilidade."  " 

Ivânia morava em Praia Grande - SP. Nossa reportagem não obteve informações sobre o velório e o sepultamento, mas deixa aqui nosso sentimento de mais profundo pesar.


Assista, abaixo, a um trecho de sua apresentação no Festican 2015 e seu agradecimento pelo prêmio recebido