ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

MULHERES SÃO MAIORIA EM OBESIDADE NO BRASIL

Quase 60% dos adultos brasileiros têm sobrepeso, sendo problema é maior entre mulheres
 


A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que mais da metade da população adulta no país estava acima do peso naquele ano. Segundo o estudo, 56,9% das pessoas — o que representa mais de 82 milhões — estavam com sobrepeso, incluindo aí os 20,8% de brasileiros obesos. O problema é maior entre as pessoas do sexo feminino. Enquanto 55,6% dos homens pesam mais do que deveriam, entre as mulheres o índice chega a 58,2%.

A parcela de mulheres com obesidade também é maior do que a observada entre indivíduos do sexo masculino. Segundo a pesquisa, 24,4% das brasileiras estão obesas. Entre os homens, o problema atinge 16,8% da população.
Os dados mostram que houve um avanço alarmante da porcentagem da população com obesidade em uma década. Entre as mulheres de 20 anos ou mais, 14% estavam nessa situação em 2003, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Já em 2013, a PNS verificou que 25,2% das brasileiras a partir de 20 anos estavam obesas. O problema também se agravou entre os homens: os índices foram de 9,3% para 17,5%.
ADVERTISEMENT
— Esta é a primeira vez que podemos ver um salto tão grande no aumento de peso entre mulheres, por meio da PNS. A diferença de gordura abdominal delas em relação a dos homens também é muito grande, mais que o dobro. O acúmulo de gordura atingiu 52,1% delas, e 21,8% deles — destaca Helena Oliveira da Cruz Monteiro, técnica do IBGE que participou da pesquisa, feita em parceria com o Ministério da Saúde.

Na faixa etária que vai dos 35 aos 44 anos, 63,6% das mulheres têm sobrepeso. Entre os homens, a taxa também é alta: 62,3%. Em todas as faixas etárias acima dessa, a porcentagem de brasileiras com sobrepeso supera a do sexo oposto, sendo que, entre 55 e 64 anos, 71,4% das mulheres apresentam esse problema.
Entre os mais jovens, as taxas são menores, embora representativas: dos 18 aos 24 anos, 32,1% das mulheres, e 33,4% dos homens estavam acima do peso.