ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

domingo, 2 de agosto de 2015

A cada 19 minutos, uma adolescente se torna mãe

Uma pesquisa da Unicef traz um dado alarmante sobre gravidez na adolescência no Brasil: a cada 19 minutos, uma menina entre 10 e 14 anos se torna mãe. Os dados são de uma pesquisa do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, em parceria com o SUS e com o IBGE.

Em São Paulo, uma adolescente fica grávida a cada três horas, de acordo com a Secretaria da Saúde. Por isso, várias campanhas tentam ajudar a diminuir esse índice.

"Uma menina de 10 a 14 anos que começa a sua vida sexual não tem força, nem atitude, para dizer 'sem preservativos eu não tenho relações', não consegue programar a pílula anticoncepcional. Ela se atrapalha", afirma a ginecologista Albertina Gomes.

Mesmo após passarem pela dificuldade de terem um filho na adolescência, grade parte das jovens costumam repetir o comportamento. Segundo a pesquisa, 40% delas voltam a engravidar até dois anos depois do primeiro bebê.