ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

terça-feira, 3 de março de 2015

LOJA ARCHITEKTON 124 COMEMORA 21 ANOS

TRÊS COMENDAS SÃO ENTREGUES NA CERIMÔNIA


Aconteceu na noite da sexta feira 27 de fevereiro, a belíssima cerimônia de comemoração dos 21 anos de existência da Loja Maçônica Architekton 124.
Fundada no dia 25 de fevereiro de 1994, a loja recebeu irmãos de outras lojas maçônicas e além da cerimônia de aniversário, foram entregues três condecorações durante a noite festiva. Após a entrada dos convidados, adentrou ao recinto o pavilhão nacional saudado por todos seguindo-se a emocionada execução do Hino Nacional Brasileiro.
A cerimônia foi aberta pelo Venerável Mestre Flávio que passou a palavra ao orador Hélio Partelli que emocionou todos os presentes com o discurso proferido: 
“Chegamos à maior idade, 21 anos, para alguns parece pouco tempo, mas na verdade, foi o suficiente para adquirirmos experiências incontáveis.
No percurso desse tempo, muito evoluímos, tivemos a oportunidade de nos aperfeiçoar no relacionamento humano; no nosso dia a dia, pudemos muito observar nossos comportamentos, reconhecendo assim a importância da união em nossa Loja, que hoje está mais forte do que nunca.
Somos uma Loja nova, onde a tradição dá lugar à esperança, onde as realizações cedem lugar aos sonhos e onde as promessas valem mais que as realizações.
Somos a terra fértil, lavrada e pronta para o plantio, e nela, tudo que for semeado florescerá e frutificará, assim, semearemos a fraternidade, a sabedoria e a caridade, pois esses serão nossos objetivos.
Temos, todos a eterna preocupação de edificar nosso Templo interior, bem como, paralelo a isso, conseguimos num curto espaço de tempo, com a ajuda de muitos irmãos e Amigos, edificar nosso Templo Físico, que hoje está praticamente concluído, faltando muito pouco para partirmos para o nosso espaço social.
A aquisição do nosso terreno, o início da nossa obra, bem como a trabalhosa manutenção de tudo isso, me remete a pensar em vários irmãos e amigos, que prefiro não citar os nomes para não causar nenhum desconforto e nenhuma injustiça.
Somos ainda, pedras brutas, mas diariamente procuramos nos burilar, buscando assim, o aperfeiçoamento em nossas vidas, buscando assim o engrandecimento do nosso interior.
Falando agora com os irmãos da Augusta Oficina, não amamos esta Loja porque ela é grande, mas porque ela é nossa.
Não poderia deixar de parabenizar nosso Venerável Mestre e sua administração pela forma de condução dos trabalhos e suas brilhantes realizações, bem como, todas as administrações passadas por terem nos conduzido até onde hoje estamos.
De forma alguma, deixaria que caísse no esquecimento, nosso incansável Grupo Feminino Filhas do Arquiteto, sempre as guerreiras, que ao nosso lado lutam pelo engrandecimento de nossa Loja.
Por fim, rogo ao Grande Arquiteto do Universo, que continue nos conduzindo para que possamos alcançar nossos objetivos e ideiais”, concluiu Hélio Partelli.

Prosseguindo o Venerável Mestre, solicitou a Antônio Moura, que contasse aos presentes a história da Loja Architekton 124, por ser ele, um dos membros fundadores da Augusta Loja Maçônica.
Contando detalhadamente os momentos desde a inauguração da Loja, o advogado Antônio Moura destacou os trabalhos realizados sinalizando para um futuro promissor com a continua preocupação no serviço à sociedade.
“A Loja Maçônica Architekton 124, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro (GLMERJ), foi fundada em Maricá no dia 25 de fevereiro de 1994 e teve como seu primeiro Venerável Mestre (Presidente) José Irving Santana São Paulo. Até pelo menos o ano de 2005, somente existia em todo território do Município de Maricá apenas a Loja Architekton. Depois foram surgindo outras Lojas Maçônicas, como a Loja Maçônica Antonio Joaquim de Macedo Soares, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil, hoje funcionando em Inoã; A Loja Fraternidade de Itaipuaçú, que funciona na Estrada dos Cajueiros e uma das mais recentes, a Loja Maçônica Enoc que funciona na Estrada do Boqueirão. Irving São Paulo era ator contratado da TV Globo e faleceu em Agosto/2006 com apenas 41 anos de idade, acometido de uma pancreatite. Em homenagem a seu fundador e primeiro Venerável Mestre, criou-se a COMENDA GRÃ-CRUZ  JOSÉ IRVING SANTANA SÃO PAULO DA ORDEM MAÇÔNICA DA LOJA MAÇÔNICA ARCHITEKTON 124 que tem por objetivo agraciar maçons e cidadãos civis por seus feitos junto à Ordem Maçônica e à Sociedade Brasileira em geral. As homenagens com a entrega de COMENDAS aos agraciados acontece no dia do Aniversário de Fundação da Loja Maçônica Architekton 124 (25 de Fevereiro). Desde que foi criada, somente duas personalidades civis foram agraciadas com a COMENDA, o Ministro do STF JOAQUIM BARBOSA (hoje aposentado) e o empresário maricaense ALEXANDRE DE SÁ REGO MONTEIRO.
A primeira comenda foi entregue ao empresário maricaense Alexandre de Sá Rego Monteiro, pelos seus serviços à sociedade maricaense, e por toda a ajuda que deu no crescimento da Loja Maçônica Architekton 124. A comenda foi entregue pelo Venerável Jorge Monteiro. 
A segunda comenda foi entregue ao irmão Antônio Sarmento da Grande Loja da Rua do Lavradio no Rio de Janeiro pelo irmão Wanderley e a terceira comenda foi entregue ao Eminente Past Grâo Mestre Fernando Paiva e foi entregue pelo primeiro aprendiz da Loja Architeckton 124, Geraldo Silva Jacinto.
Após a entrega das comendas, o orador Hélio Partelli falou sobre as comendas e seus valores.
“Meus Comendadores,
As medalhas, diplomas, comendas e condecorações são símbolos que refletem valores sociais...
Quando um título é outorgado a alguém, significa que esse alguém atingiu um comportamento de alto padrão, ou então que executou algo digno de ser admirado e imitado por outras pessoas.
As condecorações, na maioria das vezes, vêm apenas formalizar, de direito, uma homenagem ou um sentimento que, de fato, já preexistia no coração de todos.
Nós da A R L M Architekton n° 124, nos sentimos honrados por termos em nosso convívio, pessoas como vocês, que simplesmente por serem como são, enaltecem a existência humana”.
Foi uma belíssima cerimônia que terminou numa confraternização no Sítio Fraterno no bairro do Condado de Maricá.

Para conferir todas as fotos da cerimônia, acesse