ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sábado, 7 de março de 2015

HALO SOLAR DESENHA O CÉU DO RIO

Halo solar aparece no céu do Rio e encanta cariocas

Presença de nuvens favorece o aparecimento do halo solar.
Há possibilidades de pancadas de chuva no fim do dia por causa do calor.

 O céu do Rio amanheceu com uma surpresa para os cariocas nesta sexta-feira (6). O fenômeno natural conhecido como halo solar – uma espécie de arco-íris em volta do sol – encantou os cariocas e foi fotografado por leitores como Mariana Fontenele, que enviou a imagem pelo VC no G1.


“Foi a primeira vez que vi isso, estava pesquisando nas redes sociais e vi que outras pessoas também presenciaram. Fiquei bem surpresa porque foi uma coisa linda. Estava no trabalho quando tirei a foto”, disse Mariana.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio publicou uma foto do halo solar registrado nesta sexTa-feira no Rio explicando as causas do fenômeno. De acordo com a meteorologista do Alerta Rio, Ariane Campani, a presença de nuvens favorece o aparecimento do halo. O fenômeno foi visto também no Sul do Estado.
"Costuma acontecer quando há nuvens muito altas. Os raios solares refletem em cristais de gelo deste tipo de nuvem, gerando o efeito de um arco-íris em volta do Sol. Pode acontecer com a lua e, neste caso, chamamos de halo lunar", explicou.