Luana Lessa é modelo plus size de passarela, fotografia e atual Miss São Gonçalo Plus Size. Escreve a coluna, Eu, Gordinha! do CulturarTEEN |
Nós mulheres não precisamos ter medo de usar roupas com brilho: elas foram feitas para todos! De uma forma geral, se for pra falar em “regra de moda” - Liberdade, é a palavra da moda. Você pode pensar da seguinte forma: quem tem mais volume na parte de baixo pode usar uma blusa com essa tendência e uma peça mais discreta, de cor neutra, embaixo; já quem tem seios fartos ou costas mais largas e pernas mais finas e pouco quadril pode usar uma roupa metalizada embaixo e uma blusa mais discreta em cima.
Para usar e abusar dos acessórios, existe várias formas e maneiras de combina- los com seu estilo.
Neste texto vamos focar no uso dos acessórios em cada tipo de rosto , para uso dos brincos , seios , pesçoço e ombros para uso dos colares , e outras dicas de acessórios para valorizar o que você tem de mais bonito.
BRINCOS:
*Rosto Redondo
Combina com quase todos os tipos de brincos entre eles , grandes , longos, quadrados, pingente, angulares e assimétricos . Devem ser evitado os pequenos e argolas muito grandes.
*Rosto Triangular
Este combinam com brincos pequenos, circulares e largos . E deve ser evitado os mais pontudos e angulares.
*Rosto quadrado
Já o rosto quadrado pede brincos longos, geométricos e largos, devendo evitar sempre os brincos redondos, triangulares e pequenos.
*Rosto oval
Combina com brincos redondos, largos e ovais. Evite: brincos bem estreitos e com elementos pendurados.
Brincos de argola, combina com todo tipo de rosto , mas , deve ser usado em looks esportivos
Brincos dourados e pratas combinam com qualquer tipo de rosto, o que varia é o modelo.
Os brincos longos ajudam a alongar visualmente o rosto. Combinam com todos os tipos de gola, decotes, redondo, de um ombro só, tomara que caia e pólo.
Brincos em ouro brilhante ou de pérola são adequados para produções mais sociais e elegantes.
ÓCULOS:
É impossível não chamar a atenção com um belo par de óculos. Prefira os de cores neutras, como preto e marrom, que combinam com qualquer produção.
Na imagem abaixo tem mais indicações de modelos de óculos , para cada tipo de rosto.
COLARES E GARGANTILHAS
Os colares e gargantilhas precisam ornar com os outros acessórios , por exemplo se o brinco é muito chamativo , use um colar discreto ou vice-versa.
*Os brincos e colares devem combinar , independente de ser conjunto ou não.
*Combine cordões médios e pequenos com looks esportivos.
*As correntes espessas podem ser usadas por cima da roupa, mas o metal , precisa combinar com o tecido.
*Correntes longas ficam ótimas em gordinhas e baixinhas, mas o comprimento não deve ultrapassar a altura da cintura.
Muito busto
Para que tem um grande volume nos seios escolha os colares próximos ao pescoço, de pérolas e correntes longas e evitem cordões que terminam imediatamente embaixo ou acima do busto.
Pouco busto
Já para que tem seios menores use e abuse dos colares vistosos e volumosos para que a atenção de quem olha seja diretamente para o pescoço.
Cuidado com os modelos que ultrapassem a linha das clavículas, pois são mais compridos e perdem o charme.
Ombros largos
Use colares que criam uma linha central alongada permitindo chamar atenção para o resto do corpo como, por exemplo, a cintura. Evite sempre usar colores curtos ou muito próximo a pele do pescoço. Por cima da roupa é uma boa pedida.
Ombros estreitos
Já os ombros estreitos pedem colares delicados e sem muito volume como, por exemplo, um pingente do tipo pingo d`água que fica ideal neste tipo de estatura. Nunca use colares grandes e cheios de elementos pendurados.
O tipo de pescoço também ajuda nessas horas.
Pescoço curto:
Colares abaixo da linha inferior das clavículas, com pingentes alongados e verticais de correntes compridas. Cordões médios também compõem um ótimo visual com decotes grandes, ficam bem com roupas de malhas e camisetas acinturadas.
CINTO:
Algumas dicas para o uso do cinto
Mulheres de tronco curto e pernas longas devem escolher cintos finos
Baixinhas devem evitar cintos largos que, por sua vez, devem ser explorados pelas altas.
Os cintos soltos são ótimos para quem tem pouco bumbum. E, acredite, também para quem tem muito bumbum. Mulheres com corpo violão não podem marcar a cintura, senão, os quadris vão parecer ainda maiores.
Atenção : Quem tem seios grandes não fica bem com os modelos largos ou logo abaixo do busto; o corpo vai parecer mais curto. use um médio .
Gordinhas, não tenham medo dos cintos. Um de largura média ajuda a dar forma à silhueta e afinar a cintura. E atenção: com roupas estampadas, opte sempre por um cinto liso.
Os desfiles de moda das principais grifes internacionais e nacionais confirmam que a tendência metálica ganha cada vez mais força. Se você quer sair do básico e partir para o glamouroso, use algo metalizado e valorize o look. Você pode usar uma peça que tenha apenas detalhes ou que seja toda feita de tecido metalizado, ai vai do seu gosto. Quem gosta de mais discrição, ou até para aqueles momentos em que não cabe um look tão brilhante, uma boa dica é apostar nos acessórios: cintos, bolsas e sandálias vão deixar o seu visual mais sofisticado e super na moda.
Usando com moderação e te fazendo se sentir bem, tudo pode!