ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Mulheres jovens não costumam usar camisinha

AUMENTA O NÚMERO DE CASOS DE AIDS ENTRE JOVENS NO BRASIL

Quatro entre 10 mulheres entre 14 e 25 anos de idade não usam ou quase nunca usam camisinha em suas relações sexuais



Quase 40% das mulheres entre 14 e 25 anos de idade não usam ou quase nunca usam camisinha em suas relações sexuais. Entre os homens de mesma idade, um em cada três declarou não usar o contraceptivo ou usá-lo pouco. Os números foram divulgados nesta terça-feira no 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, elaborado pela Universidade Federal de São Paulo, que analisou o comportamento de 1.742 pessoas com idade entre 14 e 25 anos.

O levantamento apontou que quase um terço das mulheres com idade entre 14 e 20 anos engravidou pelo menos uma vez. O índice de aborto neste grupo etário, seja ele provocado ou natural, alcançou 12%, ou seja, uma em cada dez mulheres entre 14 e 20 anos abortou.

Entre os homens menores de 20 anos, cerca de 2% declararam ser pai. “Temos aí um problema de saúde pública que não está sendo discutido”, disse Clarice Madruga, uma das coordenadoras do levantamento, em entrevista à TV Brasil.

Segundo ela, a pesquisa demonstra que a juventude assume muitos comportamentos de risco. “Sabemos que a juventude é um período de maior vulnerabilidade e o cérebro não está completamente formado, então, as pessoas se expõem mais e têm menos controle de impulso”, disse ela.

BRASIL TEM AUMENTO NO NÚMERO DE CASO DE AIDS

Ao contrário do resto da maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento onde os casos de AIDS diminuíram em até 23% nos últimos cinco anos, no Brasil aumentou e a faixa ondemais aumentou - 11% - foi justamente a faixa entre 15 e 24 anos. Meninos e meninas (a maioria delas) com o advento do sexo fácil e auto consumo de drogas, viram aumentar assustadoramente os casos de AIDS no Brasil.
Meninas que ficam com vários numa noite de balada, que transam facilmente sem nenhuma prevenção, tem alertado a OMS contra um problema que pode estar virando uma epidemia.
A educação sexual em casa tem que voltar a acontecer e nas escolas tem que ser intensificada, além de vários programas sociais dos governos estaduais e federal precisam voltar a acontecer, ou teremos nossos jovens infectados e infectando um universo enorme de pessoas em pouco espaço de tempo.