ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

PROTEÇÃO NO INVERNO

Especialistas falam das vantagens do uso do FILTRO SOLAR nesta época do ano


O uso do protetor solar diariamente não é um cuidado que deve ser adotado só para a estação mais quente do ano e para os dias ensolarados. Além de prevenir doenças como o câncer de pele, se torna um aliado na prevenção de manchas e rugas. Por isso, especialistas destacam a importância do uso do protetor solar mesmo no inverno, além de orientar sobre cosméticos que podem facilitar o suo diário desse produto e tornar esta tarefa mais simples.

“Quanto mais usamos o protetor, menos rugas e menos manchas teremos. Sem falar que a radiação ultravioleta, principalmente a do subtipo A, tem uma ação sobre as células da pele promovendo alterações que podem levar ao câncer de pele”, afirma a dermatologista Renata Ayd.. “Mesmo com o frio ou com o tempo nublado, nós estamos expostos à radiação ultravioleta e o protetor continua sendo necessário. Ele deve ser encarado como mais uma etapa do cuidado diário, assim como a escovação dos dentes”, pontua.
Para o dermatologista Daniel da Costa, o protetor é importante por conferir à pele uma proteção aos raios UVA, ultravioleta A e UVB, ultravioleta B, responsáveis pelo envelhecimento da pele, manchas e dano celular que podem levar as câncer de pele. Daniel alerta, ainda, para a necessidade de reaplicação do protetor mesmo no inverno.
“A proteção solar de produtos como a base e o BB Cream pode ocorrer de duas formas: barreiras físicas que vão refletir a luz solar e barreira química que vai conferir proteção às células contra o dano do raio solar. De maneira geral, produtos específicos têm uma chance maior de conferir proteção. Mas isso também depende do tipo de exposição solar e do tipo da pele de cada um, sendo recomendado uma consulta com um dermatologista para determinar o tipo de proteção ideal”, ressalta Daniel.
Para a secretária Marina Nunes, de 23 anos, os cosméticos com a proteção solar são mais práticos e de rápida aplicação. A jovem prefere a base com o protetor solar, porque realiza o uso desse cosmético todos os dias, o que possibilita usar o filtro diariamente, duas vezes ao dia, durante o ano todo.
“Eu prefiro usar a base com protetor porque sempre esqueço de usar o filtro solar. Como todos os dias eu uso a base, prefiro aderir uma que também vá proteger minha pele. Usando o filtro separadamente, eu teria que aplicar e esperar para passar outra camada, já com a base não preciso fazer isso, o que torna mais prático”, argumentou Marina.
A base, o BB Cream e até o pó compacto podem facilitar os cuidados da pele contra as agressões do sol, pelo fato de agruparem maior quantidade de benefícios em um único produto. Como a maioria das pessoas tem uma vida corrida, optar pelas maquiagens e cosméticos com a proteção solar é uma boa alternativa.
“Essa combinação começou com os BB creams, chamados de “Bálsamos da Beleza” . Eles agrupam proteção solar e hidratação da pele. Hoje, já há os CC creams, que além de hidratação e proteção solar, contém também clareadores. E ainda os DD creams, que além de todos esse benefícios, também promovem autobronzeamento da pele.
Há as maquiagens em pó que também possuem protetor solar e são ótimas para as peles oleosas. Os pigmentos coloridos ajudam a proteger contra o UVA e são especialmente indicados para quem sofre com as manchas de pele chamadas de melasma”, orienta Renata.
A dermatologista também explica que alguns comprimidos com ativos antioxidantes, chamados de protetores solares em cápsulas, tendem a reverter o processo que o ultravioleta e o infravermelho provocam dentro das células e são indicados em pessoas que têm sensibilidade ao sol e/ou lesões ou manchas que pioram com a exposição . Eles são muito usados no verão por causa do calor extremo, mas também no inverno, durante a realização dos procedimentos de clareamento.