ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

JOGOS ESTUDANTIS DE MARICÁ COMEÇAM DIA 06 DE MAIO

Jogos Estudantis de Maricá começam na próxima terça-feira para mais de 2.200 alunos

Competição terá uma nova etapa em agosto com a participação de alunos de 12 a 16 anos


Mais de 2.200 alunos vão participar da primeira etapa dos Jogos Estudantis 2014, direcionada para alunos com idades entre sete e 11 anos. A abertura oficial da competição será na próxima terça-feira (06/05), com o desfile das delegações participantes, na Praça Orlando de Barros Pimentel, às 9h. Os jogos seguem até o dia 23 de maio e, ao todo, 39 unidades da rede pública e particular de ensino serão envolvidas. Em agosto, será realizada a segunda etapa dos jogos destinada para alunos de 12 a 16 anos.
Para essa primeira etapa, os jogos estudantis serão divididos em duas categorias: A (para alunos nascidos em 2005, 2006 e 2007) e categoria B (para alunos nascidos em 2003 e 2004). ​Ao todo, serão disputadas sete modalidades esportivas (futsal, queimado, corrida de velocidade, salto em distância, natação de 25 metros, xadrez e tênis de mesa) e, para facilitar o transporte dos alunos, as competições serão realizadas dentro das unidades escolares divididas por um zoneamento estratégico que considera sua posição geográfica. São quatro grupos: Alfa (que compreende as escolas do Centro e redondeza); Bravo (escolas próximas à área de Cordeirinho e Ponta Negra); Charlie (unidades próximas a São José do Imbassaí e Inoã) e Delta (escolas em Itaipuaçu).
A Secretária Municipal de Educação, Marta de Mello Quinan, destacou a importância dos Jogos Estudantis para incentivar a prática esportiva entre os alunos. "É um evento de grande tradição na cidade e, nessa edição, modificamos o formato para garantir maior participação dos alunos, considerando o esporte como um grande canalizador para a melhoria do ensino. É uma competição saudável em que promovemos a integração entre as escolas" destacou Marta.

Foto: Fernando Silva