ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Brasileira disputa etapa da Diamond League

Começa neste sábado (18) a segunda etapa da temporada da Diamond League 2013, em Xangai, na China. O Bandsports transmite o evento ao vivo a partir das 13h30.


No total, 16 provas chinesas irão receber atletas de alto nível, recordistas mundiais e campeões olímpicos, que disputam pontos no ranking da Federação Internacional de Atletismo. No Shanghai Stadium, 26 medalhistas olímpicos competirão entre si.
Dentre os recordistas, destaque para a única brasileira a participar do evento, Keila da Costa, que detém a melhor marca de salto tripo na América do Sul, com 14m52. Além do recorde, a atleta conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Doha, em 2010.
Por conta da etapa de Uberlândia (MG) do Brazilian Athletics Tour, a maioria dos atletas do Brasil não participará do evento chinês, pois buscam nesta quinta-feira pontos por vaga no Mundial de Moscou (RUS), que ocorrerá em agosto.
Destaques internacionais, o britânico Greg Rutherford, o panamenho Irving Saladino e o norte-americano Dwight Phillips prometem esquentar a disputa no salto a distância. Já nos 1500 m masculino os quenianos Bethwell Birgen, Collins Cheboi e Augustine Kiprono Choge, donos dos melhores tempos no mundo, competirão pela liderança acirradamente.
As próximas etapas da Diamond League serão disputadas em Nova Iorque (EUA); Eugene (EUA); Roma (ITA); Oslo (NOR); Birmingham (ING); Lausanne (SUI); Paris (FRA); Monaco; Londres (ING); Estocolmo (SUE); Zurique (SUI); e Bruxelas (BEL).
Fórmula de disputa
A Diamond League conta 14 etapas, sendo cada disciplina disputada em sete delas. Os três medalhistas de cada prova acumulam pontos (ouro: 4 pontos; prata: 2; bronze, 1) que serão somados ao longo da temporada. Contudo, as duas últimas etapas têm suas pontuações dobradas.
Ao final da temporada, vence a Diamond League aquele que tiver o maior número de pontos. O critério de desempate é o número de vitórias e o desempenho nas duas etapas finais.