ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sábado, 25 de maio de 2013

O PRIMEIRO SUTIÃ

Garotas se acostumam com mudanças no corpo enquanto ainda brincam de boneca


Anna Julia Menezes tinha oito anos quando ganhou o primeiro sutiã. Ela herdou um branco da prima, três anos mais velha.
"Achava bonitinho e queria usar. O peito já estava começando a crescer", conta ela, que tem dez anos e começou a usar sutiã todos os dias em 2012.
Com Beatriz Valassi, 12, foi diferente. A mãe comprou para ela um modelo branco quando a menina tinha dez anos, ao perceber que os peitos em crescimento começavam a marcar a blusa. A primeira sensação de Bia foi de incômodo, mas ela conta, rindo, que gostava porque se sentia mais "adulta".
O primeiro sutiã não passa despercebido na vida das meninas. Isso foi bem explorado em um famoso comercial de TV dos anos 1980.
O surgimento do peito é um dos primeiros sinais de que a menina está ficando "mocinha".
Isso acontece cerca de dois anos antes da primeira menstruação (sangramento mensal pela vagina), o que tem chegado cada vez mais cedo. Se há 30 anos era por volta de 13 anos que se menstruava, hoje a média está entre 12 anos e 12,5 anos. Isso significa que o peito pode começar a crescer aos oito anos no caso de meninas que menstruam aos dez.
Na turma de Anna Julia, das dez amigas, cinco usam sutiã. Mas as mudanças no corpo não são o assunto preferido delas. O que adoram é discutir as cores dos sutiãs: "Gosto de rosa, elas preferem roxo. E gostamos de bojo (sutiã com espuma). É fofo", afirma.
De resto, o passatempo da turma é falar de bonecas e ensaiar peças de teatro que elas inventam. "Meu sonho é ser atriz."

TIMIDEZ




De acordo com Mariano Tamura, ginecologista do hospital Albert Einstein, é normal as meninas ficarem encabuladas no início do uso do sutiã. Quando uma garota está adiantada em relação às outras, ela acaba se diferenciando do grupo. "Mas lá na frente todas estarão iguais", tranquiliza.
Para o pediatra Oswaldo Cudizio Filho, as crianças sabem se virar nessa fase melhor do que os adultos imaginam. "Grupos de amigos ajudam. Uma amiga usa sutiã, a outra vê e encara isso melhor", diz.