ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sábado, 8 de setembro de 2012

SUELLEN CRISTINA FRANCO

No CULTURARTEEN (versão impressa de agosto/2012) apresentamos os problemas e dificuldades que negros, em especial jovens e mais ainda as mulheres, passam em todo o mundo e principalmente no Brasil para conseguirem bons estudos e boa colocação no trabalho.
Apesar das cotas hoje estabelecida sem lei, as dificuldades ainda são muitas e as barreiras enormes, dentre eles, o preconceito velado em várias situações. Mas é claro, existem exceções e essas exceções precisam vir a público e virar exemplo para todos.
O primeiro deles é o grande herói nacional da atualidade, o Ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão que está mandando para a cadeira os larápios da nação e que em novembro passará a ser presidente do STF. A belíssima carreira e exemplo de vida de Joaquim Barbosa estão descritas na coluna ao lado.
Nosso segundo grande exemplo é de uma linda jovem que conhecemos há cerca de dois meses na inauguração do comitê do Dr. Richard. Ela se destacava pela beleza e simpatia e ao conversarmos com ela, ficamos sabendo que a jovem está trabalhando como estagiário de advocacia e está no 4º período de Direito da Estácio de Sá.
Uma jovem NEGRA, E VENCEDORA.
O nome dela é SUELLEN CRISTINA DOS SANTOS FRANCO (21), nascida em e moradora de São Gonçalo, mas com casa em Maricá, no bairro de Divinéia.
Terminou seu ensino médio em 2010 no CEPRO (colégio particular) e imediatamente fez vestibular passando para a UERJ e Estácio de Sá. Optou pela segunda por ser mais próximo de sua casa, no horário que lhe permitiria trabalhar durante o dia e evitaria as possíveis greves tão comuns na universidade pública. Sua escolha foi acertada. Ela já está no quarto período e começou a estagiar na Defensoria Pública de São Gonçalo no último dia 23 de julho.
Mas ela afirma que mata um leão por dia. O preconceito e as barreiras pela cor são enormes. Ainda não se dá o devido respeito e merecimento às jovens negras no Brasil.
Sonhos? Muitos, segundo Suellen. Segundo ela, “nada cai do céu, só chuva”. O esforço é grande e Deus tem lhe ajudado muito a vencer todas essas barreiras. Quer se formar, ser boa profissional, chegar a juíza e ajudar sua família.
Pede a Deus e à todos que a discriminação acabe e que a jovem negra seja lembrada todos os dias e não apenas nos dias de carnaval com minúsculos biquínis nas escolas de samba.
Discreta, Suellen é muito caseira. Cuida muito bem de sua saúde se alimentando moderadamente e comendo de tudo, principalmente coisas saudáveis. Já malhou, mas agora deu uma “paradinha” pois está trabalhando durante o dia e estudando à noite.
Essa é nossa Suellen. Linda, simpática e vitoriosa, um grande exemplo aos jovens de todas as raças, em especial da raça negra.
Muito sucesso e seus amigos e a galera do CulturarTEEN torcem por você, de coração!
Para conferir as fotos do ensaio de SUELLEN, acesse http://destaquesdoculturarteen.blogspot.com.br/2012/09/suellen-cristina-franco.html