ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

SINDICATO DA EDUCAÇÃO DE MARICÁ REALIZA DEBATE COM CANDIDATOS

Professor Alexsandro
O Sindicato dos Profissionais em Educação de Maricá organizou, pela segunda vez consecutiva, um debate entre os candidatos a Prefeitura Municipal reafirmando assim, o compromisso com a DEMOCRACIA e com o debate dos principais desafios para o município.
O evento que aconteceu na Casa de Festas Palladon, teve seu início às 19:30h, quando o último candidato chegou.
Pontualmente às 19:00h o Professor Saraiva, candidato pelo PSOL chegou acompanhado por amigos, correligionários e assessores. Às 19:05h, foi a vez de Ricardo Queiroz e às 19:15h chegava Marcelo Delaroli. Somente às 19:30h, quando o mestre de cerimônias do debate professor Alexsandro da Silva Jorge
(Professor de história, licenciado pela DDP-UERJ atualmente atuando como professor das redes do estado do Rio e do Município de Maricá), informava que esperaria por apenas mais cinco minutos.
Todos já eram sabedores que o atual prefeito Washington Siqueira não se faria presente, mesmo assim, foi chamado pelo professor Alexsandro e foi bastante vaiado pelos presentes.
Na oportunidade, os candidatos assumiram compromisso público com as lutas históricas dos trabalhadores em educação da rede municipal e puderam expor suas ideias, projetos e pensamentos através de apresentações e embate com perguntas e respostas.

BLOCO 1: APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS E APRESENTAÇÃO DA CARTA COMPROMISSO:




Cada candidato teve 5 minutos para se apresentar e tecer seus comentários em relação à carta compromisso. Por sorteio, o primeiro a falar foi o Professor Saraiva, seguido por Ricardo Queiroz, Hélcio Ângelo e Marcelo Delaroli.
Neste bloco, Marcelo Delaroli foi o único que usou o tempo concedido sem atropelos e de modo mais seguro.
Ricardo (ex prefeito de Maricá por dois mandatos) e Saraiva o professor militante de mais de 40 anos de lutas partidárias, segundo ele desde a época do MDB, passando pelo PDT, PT até chegar ao PSOL, professor da UERJ e ex-funcionário do BNDES por onde se aposentou, foram firmes e tranquilos em sua apresentação.
Já Hélcio Ângelo, decepcionou. Leu sua apresentação, titubeou e parecia inseguro. Mal preparado.

BLOCO 2: CANDIDATOS RESPONDEM A QUESTÕES ELABORADAS PELA DIREÇÃO DO SINDICATO
Sorteio de até 05 (cinco) perguntas elaboradas pela direção do Sindicato com sorteio do candidato que vai responder e do candidato que vai comentar.
* Cada candidato respondeu uma pergunta elaborada pela direção do Sindicato. O sorteado para responder teve 3 minutos. Já o candidato sorteado para comentar teve 2 minutos. O candidato que respondeu teve 1 minuto para a réplica. O que comentou também teve 1 minuto para tréplica.

Saraiva neste bloco foi o melhor e mais uma vez Hélcio decepcionou. Os demais candidatos foram bem.

BLOCO 3: CANDIDATOS RESPONDEM A QUESTÕES ELABORADAS POR ENTIDADES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE MARICÁ
Sorteio de até 05 (cinco) entidades que poderiam fazer perguntas. Das entidades convidadas: SINDSERV, OAB – Maricá, FAMAR, Associação Comercial de Maricá e Movimento Luto por Maricá, apenas o Movimento Luto por Maricá se apresentou e Ana Paula Carvalho quis saber de todos, o que os credenciaria a ser prefeito de Maricá.
Ricardo falou dos seus governos anteriores. Marcelo, firme disse de sua integridade, falou da preparação desde às eleições de 2008 onde em três meses de campanha conseguiu por mais de 7 mil votos, Saraiva falou de vida política e Hélcio, mais uma vez tropeçou nas palavras e não soube desenvolver bem sua apresentação.

BLOCO 4: CANDIDATOS RESPONDEM A QUESTÕES ELABORADAS PELO PÚBLICO PRESENTE
Sorteio de até 05 (cinco) pessoas da plateia, previamente inscritas, para fazer uma pergunta e posterior. sorteio do candidato que responderam e dos candidatos que comentaram.
Quatro foram os sorteados. Mais uma vez, Hélcio Ângelo se mostrou pouco preparado para os questionamentos.

BLOCO 5 – CANDIDATOS PERGUNTAM AOS CANDIDATOS
Sorteio do candidato que vai perguntar, sorteio do candidato que vai responder.
Nesse bloco todos os candidatos foram bem. Hélcio parecia mais tranquilo.

Bloco 6: CONSIDERAÇÕES FINAIS
Cada candidato teve 2 minutos para as considerações finais, e após suas considerações foram aplaudidos pelos presentes, sendo que dos candidatos presentes, Hélcio foi o menos aplaudido, talvez pelo seu fraco desempenho no debate.

O debate foi transmitido ao vivo pelo site Maricá Info e teve a presença de quase toda a imprensa de Maricá.
O Barão de Inohan foi lembrado pelo candidato Ricardo Queiroz como um exemplo de imprensa séria, que está fazendo um bom trabalho de informação aos munícipes.
Posteriormente, lembrou também do belo trabalho feito pela Rádio Sideral, TV Copacabana e Folha Litorânea.

O que vimos, foi o professor Saraiva muito seguro e realmente agradando e até mesmo animando os presentes com suas colocações, principalmente quando falava da péssima e desastrosa gestão atual e pediu: já sabia da tragédia anunciada, vamos agora evitar o DESASTRE. Saraiva deu show!

Ricardo Queiroz usando como grande plataforma suas gestões anteriores, mostrando números sólidos sobre a educação, falou também com firmeza sobre os demais assuntos, destacando saúde e mobilidade urbana. Também foi muito bem.

Marcelo Delaroli mais uma vez foi uma grata surpresa. Desde o encontro que tivemos com ele na sabatina da Rádio Sideral, TV Copacabana e Barão de Inohan, que temos visto um jovem dentista preparado, conhecedor de sua cidade e com vontade de resolver os problemas e demandas da nossa população.

Hélcio Ângelo foi a grande decepção da noite. O empresário e deputado estadual licenciado nervoso e muito pouco preparado pela sua coordenação, titubeou e tropeçou várias vezes nas respostas.

Apesar do grande foco ter sido a educação, outros pontos puderam ser debatidos: saúde, mobilidade, corrupção, má gestão atual e segurança onde Hélcio informou ter falado com o Secretário Estadual de Segurança sobre um batalhão em Maricá e Marcelo ter afirmado que isso só será possível quando Maricá atingir 200 mil habitantes ou por sugestão de seus superiores, se unir com Saquarema na construção deste.

Foi uma boa oportunidade de medirmos os candidatos, sua preparação, seus conhecimentos sobre gestão pública, sobre Maricá e até mesmo o carisma.
Nesse, Saraiva saiu alguns pontos à frente.
O Sindicato da Educação apesar de ter deixado a imprensa de fora do debate, pois não houve dentro das regras um bloco para perguntas da imprensa, o que de certa forma chateou a imprensa séria de Maricá,  está de parabéns pela realização.
Foi uma grande aula de democracia. Lamentável que o grande debatedor de outros tempos tenha fugido do debate.
Confira todas as fotos do evento acessando http://fatosefotospr.blogspot.com.br/2012/09/sindicato-da-educacao-de-marica-realiza.html

Na Rádio Sideral, a emissora em 98,7 mHZ FM, junto com a TV Copacabana, o CULTURARTEEN e o Barão de Inohan estão recebendo os candidatos à prefeitura de Maricá. Já forma ao programa Marcelo Delaroli e o professor Saraiva que se saíram muito bem.
Neste próximo sábado, às 12 horas, será a vez do prefeito de Maricá, Washington Siqueira.
No sábado dia 15 será a vez de Ricardo Queiroz e no sábado dia 22, Hélcio Ângelo, que esperamos que esteja mais preparado.
Provavelmente dia 29, o COMCID e o Barão de Inohan promoverão um debate com os candidatos.

Estiveram presentes ao debate Larissa e Michelle, as musas do jornalismo maricaense.