ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ESPRAIADO DE PORTAS ABERTAS SAÚDA CHEGADA DA PRIMAVERA

Mais uma edição do Espraiado de Portas Abertas, dessa feita, saudando a primavera.
Com diversas atrações em vários locais do bairro rural, aconteceu no domingo 02 de setembro mais uma edição  do evento organizado por Regina Sebould proprietária do Sítio do Riacho.
Pela quarta vez, desde  edição de dezembro, a Prefeitura de Maricá resolveu dar uma ajudinha, mas ainda muito tímida pela grandeza do evento, que no governo anterior era mensal, acontecendo sempre no primeiro domingo de cada mês.
Hoje, por obra e graça de Regina e de outros heróis anônimos do Espraiado, o evento não sucumbiu, mas tornou-se trimestral. Teve que se adaptar pela falta de apoio oficial. Parece que agora estão vendo a importância do evento, embora, na edição de julho, a ajuda e as atrações oferecidas pela Prefeitura tenham sido muito maiores e melhores do que as dessa edição.

Mas, os eventos foram muito bons, embora o público também não tenha comparecido como nas edições anteriores, talvez pela data logo no segundo dia do mês, onde a maioria dos bolsos ainda estavam vazios.
No Sítio do Riacho, como sempre, atividades para os estudantes, música, artesanato, produtos naturais, um belíssimo almoço (só faltou uma melhor sobremesa, o cafezinho e os licores nesta edição), exposição de orquídeas e à tarde, a história da debulhação do guandu.

Professor Saraiva, candidato a prefeito de Maricá pelo PSOL, como sempre faz em
todas as edições, esteve presente com a família e diversos amigos e correligionários do PSOL
Quem esteve presente também nesta edição, foi a INTERTV que escreveu este texto:

A simplicidade da vida no campo, as belezas naturais e os costumes de quem mora no interior. Em Maricá, Região dos Lagos, um projeto leva turistas à zona rural do município. E os visitantes se surpreendem com o artesanato, com a comida típica e com a rotina pertinho dos animais. O passeio segue pela estrada do Espraiado, a 10 quilômetros do Centro de Maricá. É uma rota pela área rural. Uma das opções é jogar golfe de graça num clube de um condomínio residencial. E ainda experimentar uma culinária requintada. 

O roteiro passa também por fazendas e sítios. A bandeira amarela é o sinal o lugar vai estar de portas abertas para o visitante. No sítio esperança, os animais são a atração. Atendem pelo nome. E vêm correndo. A pessoa pode conhecer ainda esta hípica e ter uma aula de equitação. Nos fins de semana e feriados, custa 70 reais a hora. Na escola municipal do espraiado, as atividades são mais voltadas para a comunidade. No sítio Riacho, exposição de orquídeas, artesanato local. Com direito a mergulho na piscina e um almoço com produtos cultivados na região.

E a cada visita, uma forma de conhecer um pouco mais sobre a história do Espraiado. Os organizadores fazem questão de destacar a cultura local. Inclusive com apresentações como esta que demonstra o ato de debulhar o feijão uandu, um cultivo que já foi tradicional aqui na região. Na ponta do roteiro, uma outra opção é o banho de cachoeira. Um lugar ideal para curtir em família. Se você ficou interessado em fazer esse passeio, conhecer os sítios que fazem parte do projeto, o próximo evento será no primeiro domingo de dezembro. Tem tempo aí pra se programar e conhecer melhor o Espraiado.

Confira o vídeo acessando http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=28290