ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

NOSSA SENHORA DO AMPARO, PADROEIRA DE MARICÁ


VIVA NOSSA SENHORA DO AMPARO!!!!


Festa de N.Sª do Amparo




A devoção por Nossa Senhora do Amparo vem de longe...



Em Maricá, o culto a N. Sª. do Amparo remonta ao início do povoamento, no século XVII. 

Na localidade chamada de “Bacuí”, onde hoje se localiza o bairro de São José de Imbassaí, foi erguida a primeira capela em devoção a N. Sª do Amparo.

Mais tarde, o povoamento da cidade foi se deslocando para a outra margem da lagoa e em 15 de agosto de 1802 é inaugurada a atual Igreja, sendo transferida a imagem de N. Sª do Amparo da capela primitiva de S. José para a Matriz atual, onde é rezada a primeira missa.


Muito mais do que uma festa, o dia 15 de agosto tem um profundo significado histórico para Maricá, pois com a fixação da Igreja no centro da cidade, fez consolidar a tendência de povoamento e isto ajudou na transformação da localidade na futura Vila de Santa Maria de Maricá, instituída em 26 de maio de 1814.


Mais do que um acontecimento religioso, a festa transformou-se em um acontecimento social. Milhares de pessoas, entre maricaenses e turistas, superlotam o centro de Maricá na semana de 15 de agosto. Jovens, adultos, idosos e crianças, saem de suas casas em busca da fé, do lazer e diversão.


Uma imensidão de fiéis participam da tradicional procissão de N.Sª do Amparo, que, recebendo a “visita” de imagens das igrejas de outras paróquias, percorre as ruas principais do centro de Maricá, num ritual de amor, fé e devoção.


O centro da cidade transforma-se...barraquinhas de comidas, bebidas, brinquedos e bugigangas...o tradicional parquinho para as crianças, as famosas cocadas, bolos e doces fazem parte de um universo lúdico que só uma festa de quermesse como a da nossa padroeira tem. A festa de N.Sª do Amparo é um dos eventos mais concorridos do nosso município.


Dia 15 de agosto merece ser lembrado, cultuado e aproveitado em suas várias dimensões: como culto e homenagem a N.Sª do Amparo, padroeira e protetora de Maricá; como marco importante da história de constituição da cidade e como evento turístico de grande importância para o nosso desenvolvimento enquanto cidade de vocação turística e cultural.



Colaboração: Elson Ribeiro