Benefícios da banana e como conservá-la melhor
O texto abaixo é meramente informativo para chamar a atenção sobre os benefícios da banana. Em caso de dúvida consulte o seu médico
Contendo três açúcares naturais -sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras- a banana concede uma reserva instantânea de energia. Pesquisas provam que somente duas bananas é capaz de suprir energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não é de admirar que a banana seja o fruto mais consumidao entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana pode trazer. Ela ajuda a prevenir doenças. Veja só.
Depressão: De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isso acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que se sabe que ajuda a relaxar e se sentir melhor.
Anemia: Forte em ferro, a bananas estimula a produção de hemoglobinas e ajuda em caso de anemia.
Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal, sendo perfeito para descer a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos, até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.
Cérebro: Testes já provaram que o potássio presente no fruto ajuda a melhorar a sua concentração.
Obstipação: Por ser ricas em fibras, a banana ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar problemas sem uso de laxantes.
Dor de cabeça: Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é amassar banana com mel e leite. A banana acalma o estômago. O mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite acalma e hidrata todo o sistema.
Cansaço matinal: Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
Picadas de insetos: Em picada de inseto esfregar a zona infectada com a parte de dentro de uma casca de banana. Acalma a irritação
Nervos: Bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso.
Úlceras: A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios, mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade, criando uma camada nas paredes do estômago.
Controle de temperatura: Muitas culturas vêm a banana como um fruto "calmante" porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito das mulheres grávidas comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nascerá com a temperatura correta.
Fumo: As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio presentes no fruto ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.
Stress: O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro, e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos estressados, o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.
Cortes: De acordo com o "New England Journal of Medicine", comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes em até mais de 40%! Assim, a banana é um remédio natural para muitos males.
Jet Leg: A banana ajuda a ajustar o organismo no chamado "jet leg". Para quem viaja de um continente para outro com muitas horas de diferença de fuso horário, comendo bananas, devido as propriedades do potássio, o organismo consegue ajustar mais depressa ao novo horário.
Comparando a banana com a maçã, a banana tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro de outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma dos mais saudáveis alimentos existentes.
Como conservar bananas por mais tempo
Testado e aprovado
Quando comprar bananas, ao chegar em casa corte todas da penca com tesoura ou faca, na forma das fotos abaixo, pelos seguintes motivos:
Evitar mosquitos;
Conservar por mais tempo sem deteriorar a ponta e acumular bactérias.
Normalmente a banana madura se separa da penca até mesmo pelo peso. Quando isso acontece, ela começa a melar aparecendo aqueles mosquitos de fruteira, além de oxidar e estragar mais rápido.
No dia seguinte ao corte, a banana já esta com a ponta seca e fechada, conservando-se íntegra por uma semana.
A foto abaixo mostra a banana madura com uma semana, bem preservada e com a ponta parecendo um umbigo seco.
Eu recomendo, vale a pena e não atrapalha em nada o amadurecimento, textura e sabor.
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
Cora Coralina
Colaboração: Isadora