Maricá foi um dos três municípios, junto com Belo Horizonte e Vitória, que tiveram propostas de Educação em Direitos Humanos aprovados pelo Edital de Chamada nº 1 de 2011 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A subsecretária Municipal de Acompanhamento de Projetos Federativos, Lene de Oliveira, assinalou o empenho do Governo de Maricá em programar ações de direitos humanos na cidade como um grande avanço para a gestão pública municipal.
“Serve de exemplo para outras administrações”, frisa Lene.
A subsecretária afirma estar empenhada em humanizar o atendimento ao público em todos os níveis de trabalho, além de compreender e respeitar os diversos segmentos que compõem os direitos humanos.
“Também estamos preocupados em ter cidadãos que tenham pleno conhecimento dos direitos e deveres que envolvem a prática dos direitos humanos e, assim, não se deixarem influenciar por ‘denuncismos’. Essas pessoas terão capacidade de buscar informação e analisá-las a luz do conhecimento dos direitos”, comenta.
O projeto Educação em Direitos Humanos: Promovendo o conhecimento dos direitos entre os agentes sociais e o funcionalismo público do município de Maricá foi elaborado pela Subsecretaria de Acompanhamento de Projetos Federativos.
E, nas três atividades incorporadas ao projeto, serão beneficiadas, direta e indiretamente, aproximadamente 800 pessoas. Haverá cursos de direitos humanos para o funcionalismo e a população, mosaico de experiências práticas na área e um seminário de encerramento.
Texto: Valéria Vianna