ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

COM MIS PIES EN TU TIERRA

A Cia. Vida de Teatro e Dança, Ponto de Cultura "Arte e Cultura para Todos" inaugurando seu espaço EmCena, trás a Maricá espetáculo internacional:

COM MIS PIES EN TU TIERRA

Um espaço por onde passeiam palavras e ações de uma jovem que pede ajuda, que julga e que chama a seu pai, quem deixou-a para procurar um trabalho longe da vereda, uma jovem que ficou sozinha tentando proteger toda sua herança ancestral que se reduziu a uma pequena parcela de terra ameaçada pelos interesses de outros.

Neste espaço as imagens dialogam com temas como a opressão, a pobreza e sobretudo o deslocamento, que não somente costuma ser ocasionado por grupos terroristas senão também por multinacionais, monopólios e poderosas empresas que se converteram nos senhores da terra contemporâneos.

A ideia central desta obra parte de alguns textos de Patrícia Suarez e Pablo Neruda e da pictografia de Oswaldo Guayasamin; as ações emergem entre cantos, danças, signos e imagens que envolvem ao espectador e o conduzem até uma paisagem andino desde onde poderá criar uma nova e própria perspectiva da situação de quem vive nos sectores rurais.

“Con mis Pies en tu Tierra” é também uma homenagem às pessoas e aos povos respeitáveis que nos ensinaram a resistir com dignidade as furiosas investidas do que atualmente chamamos “civilização”, suas novas maneiras de colonizar e seu mau conceito de evolução que hoje devemos pelo menos questionar parcialmente.

O diretor Jorge Romero Mora é Mestre em Artes Cênicas pela Academia Superior de Artes de Bogotá.
A atriz CATHERINE GUTIÉRREZ é Mestre em Artes Cênicas pela Academia Superior de Artes de Bogotá. Estudou com grandes mestres como: Jaime Hanson (Chile), Arístides Vargas (Equador), Ricardo Behrens (Argentina), Ana Woolf (Odin Teatret), Hisako Miura (Japão), Juan F Ortiz e Carlos Alberto Urrea (Colômbia) . Ganhadora do prêmio “Melhor Actriz” no festival de cortometrajes UNIMINUTO.
O grupo TEATRO EL BAUL é um grupo de seis atores colombianos que por meio de linguagens teatrais constrói paralelos entre a arte e a sociedade, gerando espaços onde se propõe ao indivíduo escapar de seu cotidiano para lhe conduzir a lugares de emoção, ensino e diversão. O grupo trabalha a partir de três áreas: investigação, pedagogia e espetáculos

Na área de investigação centra-se na improvisação e no treinamento corporal em suas diferentes formas, fortalecendo seu trabalho criativo e pedagógico a aprtir do qual realiza vários espetáculo onde a relação com o público é fundamental. Também possui um programa pedagógico que aborda a improvisação e o treinamento como bases da criação cênica.

Desde há 5 anos o grupo EL BAÚL gera impacto dentro e fora do país participando de festivais de teatro e encontros de investigação como:

• . Festival CASABIERTA 8, 9 y 11 - Bogotá 2007, 2008 y 2010
• Festival Universitário de Teatro de Manizales 2008 y 2009
• Dia Internacional do Teatro “Ganhadores do Primeiro Match de Improvisação 2008
• 1º Encontro Nacional de Pesquisa Teatral
• 2º Encontro Nacional de Pesquisa Teatral
• II Festival Internacional Alternativo de Teatro Latino americano Quito - Equador
• Encontro de Jovens Criadores Teatro Cádiz fevereiro de 2009
• Festival “Piezas Cortas para Espacios Breves” 2009 Bogotá
• Fundadores do Grupo de Pesquisa “A Improvisação no Arte Teatral” da Universidade Distrital FJDC
• II Festival “Santa Semana Teatral“ Pasto – Nariño
• II Festival de Monólogos de Ibagué setembro de 2009
• Festival de Teatro Rural SOMBREROS AL VIENTO Pasto - Nariño – Julho de 2010
• Festival PASTO-TEATRO 2010
• Festival Internacional de MUJERES EN ESCENA
• Representantes da Colômbia no Festival de Teatro de FOZ DO IGUAZU - Brasil
• Festival Internacional de Teatro Itinerante pelo Chiloé Profundo FITICH verão 2011 (Chile)
• 1er Encontro Internacional de Improvisação de Barranquilla – Julho de 2011 (Colômbia)
• Três vezes ganhadores dos prêmios de criação Fundação GILBERTO ALZATE AVENDAÑO

TRAJETORIA DA PEÇA
Esta peça estreou no dia 25 de junho de 2010 na Sala Zero no Zero - Casa da Cultura Equatoriana em Quito no Equador. Seguiu longa trajetória no Equador, passando pela Colômbia, Brasil (Foz do Iguaçu) retornando para Colômbia e Equador ainda em 2010.
Neste ano participou do III FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO POR CHILOÉ PROFUNDO no Chile, nos meses de janeiro e fevereiro, indo ainda em fevereiro para o Peru.
Em março ganhou prêmios da FUNDAÇÃO GILBERTO ALZATE AVENDAÑO e chega agora à Maricá nos dias 20 e 21 de agosto às 20 horas com INGRESSOS LIMITADOS.

O Espaço EmCena está localizado na Avenida Roberto Silveira 152, 2º andar em frente ao Terminal Rodoviário de Maricá.
Maiores informações com Marilia Danny na Cia. Vida de Teatro e Dança pelo telefone 2638-5301
Ponto de Cultura "Arte e Cultura para Todos"

Apoio: CulturarTEEN